Em Palmas continua valendo o decreto que proíbe diversos estabelecimentos de abrirem as portas por causa da pandemia do Covid-19. Equipes de fiscalização estão nas ruas para verificar se comerciantes estão cumprindo a determinação. A Polícia Militar está usando até um drone para orientar a população a permanecer em casa como medida de prevenção ao coronavírus.
- Publicidades -
A fiscalização nesta quinta-feira (26) começou pelo camelódromo de Palmas. Lá os fiscais não encontraram nada aberto, mas na Avenida JK uma pequena movimentação foi verificada em uma loja de materiais esportivos.
O comerciante garantiu que está atendendo somente por entrega. “A loja continua fechada. Não atendemos ninguém, o atendimento ao público está proibido, mas no delivery estamos trabalhando 8h por dia”, disse o João Fernandes. Em uma loja de móveis as portas estavam fechadas, mas havia funcionários e outras pessoas no local. Todos tiveram que deixar o estabelecimento e encerrar as atividades.
A vistoria é para fazer cumprir o decreto municipal que proíbe o funcionamento do comércio de serviços não essenciais durante o período de pandemia. A fiscalização e feita por fiscais de postura do município, Defesa Civil, Guarda Metropolitana, além de polícias civis e militares.
“O decreto deixa muito explícito o que pode e o que não pode [abrir]. Por exemplo, supermercados e farmácias são de necessidades básicas, então precisam estar abertos para atender as necessidades emergenciais da população”, comentou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Durval Júnior.
Os comerciantes que não estão autorizados a funcionar, mas que forem flagrados com os estabelecimentos abertos serão notificados a fecharem as portas. Se insistirem ou forem reincidentes vão ser levados para a delegacia.
Continuam autorizados a funcionar os hospitais, farmácias, postos de saúde, distribuidoras de gás, postos de combustíveis, supermercados entre outros que são considerados essenciais.
Ajuda do drone
A Polícia Militar está usando drones para ajudar nessa fiscalização em Palmas. Segundo a PM, a tecnologia possibilita observar e orientar os moradores a evitarem aglomerações e ficarem em casa.
O drone é controlado pelos próprios militares e ao encontrar aglomerações nas ruas emite a seguinte mensagem: “Em cumprimento aos decretos estadual e municipal de contenção ao coronavírus, a Polícia Militar orienta a todos: retornem para suas casas”.
Com informações do G1 Tocantins.