21 de maio de 2024 20:56

Palmas

Famílias cadastradas no Bolsa Família precisam atualizar até 30 de junho informações sobre área da saúde

Publicado em

Famílias cadastradas no Bolsa Família precisam atualizar até 30 de junho informações sobre área da saúde

As famílias palmenses beneficiárias do Programa Bolsa Família têm até o dia 30 de junho para procurar o Centro de Saúde da Comunidade (CSC) mais próximo a sua residência e atualizar o cadastro com informações sobre os dados da área de saúde. A não atualização implica em suspensão do benefício.

O público-alvo são crianças menores de sete anos, mulheres de 14 a 44 anos e gestantes. Para atualizar as informações, os usuários precisam levar documentos pessoais, comprovante de endereço atualizado, caderneta de vacinação e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Número de Identificação Social (NIS), e a pessoa, cujos dados precisam ser atualizados, tem que ser medida e pesada pelas equipes.

“Os Centros de Saúde da Comunidade da Capital são responsáveis por acompanhar 23.747 beneficiários do Bolsa Família e, até o momento, temos um percentual de acompanhamento de 53,5%, ou seja, 46,5% de famílias ainda necessitam ser acompanhadas. Por isso, é importante que essas famílias procurem as unidades para atualizar o cadastro e não ter seus benefícios suspensos”, ressalta a coordenadora dos Programas Estratégicos da Atenção Básica,Isabela Monticelli.

O programa

O Programa Bolsa Família transfere renda diretamente para às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, que possuem renda per capita de até R$ 154 mensais. O Programa associa à transferência do benefício financeiro ao acesso a direitos sociais básicos, como: saúde, alimentação, educação e assistência social.

Em todo o Brasil, mais de 13,9 milhões de famílias são atendidas pelo Programa Bolsa Família que tem por objetivo combater a fome e promover a segurança alimentar e nutricional, combater a pobreza e outras formas de privação das famílias, promovendo o acesso à rede de serviços públicos, em especial, saúde, educação, segurança alimentar e assistência social.

O Acompanhamento das famílias é realizado para averiguação das condicionalidades, que são compromissos pactuados pelas famílias para garantia do recebimento do benefício. As condicionalidades são acompanhadas pelas Secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. Os serviços de saúde realizam o acompanhamento de mulheres em idade fértil de 14 a 44 anos, e crianças menores de sete anos de idade. A educação realiza acompanhamento de frequência escolar mensal mínima de 85% das aulas para crianças e adolescentes entre seis e 15 anos de idade, e 75% para jovens de 16 e 17 anos de idade. A área da Assistência Social é responsável pelo cadastramento e atualização cadastral dos beneficiários do programa.

Sou de Palmas, informação de qualidade e credibilidade em primeira mão! Quer sugerir ou receber nosso conteúdo? Entre em contato com nossa equipe.

ZAP (63) 99223 7820

FAÇA PARTE DA NOSSA REDE!

Facebook: https://m.facebook.com/SouDePalmasNoticias/?locale2=pt_BR

Twitter: @SouDePMW

Email: [email protected]

 

 

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana