9 de maio de 2024 12:19

Palmas

Estado retoma cirurgias cardíacas eletivas e de urgência no Hospital Geral de Palmas

Publicados

sobre

Estado retoma cirurgias cardíacas eletivas e de urgência no Hospital Geral de Palmas

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), concretizou a retomada das cirurgias cardíacas eletivas e de urgência nesta quarta-feira, 9, quando foi realizado o primeiro procedimento em um paciente de 71 anos, de revascularização do miocárdio. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que aguardavam por cirurgias cardíacas no Hospital Geral de Palmas (HGP), poderão realizar o procedimento na Unidade. A partir da próxima semana, a previsão é de três procedimentos por semana, entre urgências e eletivas.

Segundo o médico cirurgião cardiovascular do HGP, Gualberto S. Rojas Llanos, essa cirurgia é indicada para pacientes que têm as artérias coronárias com obstruções. Na cirurgia, se utiliza a artéria mamária e a veia safena para fazer as pontes. “Se a cirurgia não for feita em pacientes com essas lesões coronárias, é possível ocorrer o infarto, que pode levar a óbito”, pontuou o especialista.

Após a cirurgia cardíaca, o paciente é internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde recebe todos os cuidados especiais da equipe multiprofissional e, em poucos dias, será encaminhado para a ala de internação.

Para o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva, “os procedimentos foram reiniciados após intensos esforços dos gestores do Governo do Tocantins, visando à retomada das cirurgias cardíacas, beneficiando os usuários que aguardavam por este tipo de procedimento no HGP”. Ele também esclareceu que, a partir da próxima semana, a previsão é que ocorram três cirurgias por semana, entre urgências e eletivas.

Segundo o diretor-geral do HGP, Leonardo Toledo, a retomada das cirurgias vem dar continuidade ao atendimento dos usuários do SUS que estão na fila de espera. “Diminuindo a grande demanda de pacientes nesta especialidade, podemos ofertar uma melhor assistência a outros pacientes que necessitam dos demais serviços oferecidos pelo HGP”, declarou.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana