Há pelo menos 3 dias, os palmenses estão intrigados e se perguntando por que um helicóptero militar tem sobrevoado o céu da Capital, com várias especulações inundando as redes sociais (assista o vídeo abaixo). Diante da situação, o Jornal Sou de Palmas esclarece os fatos.
- Publicidades -
Ao longo dos dias 19 e 20 de outubro, o 22º Batalhão de Infantaria , o Batalhão Tocantins, realizou a Operação Aeromóvel (Op Amv), denominada Guará Aéreo, com o intuito de treinar a tropa integrante da Força Planalto (FORPLAN).
Esse tipo de operação é realizada por forças de helicópteros ou forças-tarefas aeromóveis, visando à execução de operações de combate, de apoio de combate e de apoio logístico.
Geralmente, essas ações são utilizadas principalmente quando as circunstâncias exigem surpresa, flexibilidade, oportunidade e velocidade para vencer rapidamente grandes distâncias e ultrapassar obstáculos no terreno, como é o caso do Rio Tocantins.
O treinamento simulou a necessidade do cumprimento da missão de recuperar, com rapidez e surpresa, uma infraestrutura, que supostamente estava de posse do inimigo.
O exercício ocorreu nas imediações do Aeródromo da Associação Tocantinense de Aviação (ATA), na localidade de Luzimangues, distrito de Porto Nacional, a cerca de 12 Km do Lago de Palmas no sentido Paraíso do Tocantins.
Tropas operacionais foram transportadas envolvendo cerca de 300 militares.
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820