O Cine Cultura recebe neste final de semana o curta-metragem ‘O Segredo de João’, com sessões sábado e domingo, 04 e 05, às 19h30 e às 20h30, restritas a convidados. O curta ficcional, que tem roteiro e direção da curadora do Cine Cultura Elisângela Dantas, enaltece a importância do audiovisual em sala de aula e o fortalecimento das relações familiares.
- Publicidades -
O projeto foi idealizado pela Fábrica Produções em parceria com o Ponto de Cultura Itinerante Um Ponto Dois. As gravações aconteceram em julho passado na Capital. Segundo a diretora, Elisângela Dantas, a exibição será restrita a convidados contando com elenco, equipe técnica, colaboradores, imprensa e autoridades e a proposta é incluir a produção audiovisual em festivais de cinema pelo país no próximo ano. “Queremos distribuir em festivais de cinema e, posteriormente, trazer para exibições aqui no Estado”, relatou a diretora.
Ainda segundo a diretora, o filme de ficção enaltece a importância do audiovisual em sala de aula e o fortalecimento das relações familiares. O curta nasceu da vontade de contribuir com a cultura do País com um filme que enalteça a relação de avós com seus netos e que falasse sobre a relevância do cinema na educação das crianças.
Sinopse
João é um garoto que vive em um ambiente de grandes tradições culturais. Sempre acompanhado por seu avô Bira, que dedicou grande parte de sua vida à arte e à cultura. Junto com sua melhor amiga Maria Eduarda e sua nova professora Juliana vão transformar o mundo de um garoto triste, Pedro e juntos descobrirão também ‘O Segredo de João’.
As novas tecnologias e o bom uso do cinema em sala de aula vão permitir que o triste Pedro tenha a vida transformada. Chama a atenção do espectador para a vida em família, com o avô Bira, que fará toda diferença na vida de João e Pedro. Mas é a chegada da jovem professora Juliana, que mudará completamente o ambiente escolar marcado pelo tradicional modelo de educação. A capital do estado surge bela e bem representada culturalmente como cenário da história.
O patrocínio é do Prêmio Aldir Blanc Tocantins do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.