O período de chuvas em Palmas começou e os problemas de infraestrutura em algumas regiões da Capital foram agravados. Os moradores do setor Aureny IV, no sul da cidade, reclamam de uma cratera que existe na área há pelo menos 20 anos e nesta época do ano oferece mais riscos a população. Segundo eles, cerca de seis casas estão ameaçadas.
- Publicidades -
A cratera constantemente causa prejuízo para os moradores. O muro da casa da aposentada Helena Alves recentemente caiu pela segunda vez e constantemente aparecem rachaduras na casa dela.
“Eu estava escutando o jornal quando escutei um barulho. Meu marido deu um pulo, porque ficou dormindo até mais tarde, e perguntou o que aconteceu. Quando olhou: o muro caiu. Foi tudo de uma vez”, contou a aposentada Helena Alves.
O buraco também já causou acidentes. “Uma mulher caiu uma vez à noite. É um perigo, a gente não pode cortar as árvores, fica esses matos aí na frente e o povo não sabe o que é, se é buraco. A mulher caiu, quebrou uma perna e um dente”, disse a dona de casa Sônia Maria Batista.
O problema acontece porque a área recebe boa parte da água da chuva que escorre por todo o bairro. Os moradores dizem que equipes da prefeitura já estiveram no local. “Já vieram duas vezes aqui, falaram que iriam colocar umas pedras para depois colocar as manilhas. Até hoje estou esperando”, disse a dona de casa.
Para chegar no próprio quintal o Antenor Monteiro tem que passar por dentro de casa. Ele tirou do próprio bolso, mais de R$ 1 mil para comprar seis manilhas, mas o sacrifício não foi suficiente. “Não tive como colocar porque nem com o guincho de caminhão não dá para fazer isso porque tem que fazer a base. Então, só o poder público que pode resolver”, lamentou.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Palmas disse que o trecho é um percurso natural das águas e por isso a Defesa Civil municipal só faz um monitoramento no período chuvoso, com vistorias para acompanhar o caso e intervir se necessário.
Não há previsão de nenhuma intervenção definitiva na região.