Palmas –
- Publicidades -
Aproximadamente R$ 3 milhões em mercadorias foram confiscadas nesta quarta-feira (5) durante uma operação de combate à comercialização de produtos falsificados em Palmas e Brasília. Três mandados de prisão e apreensão estão sendo cumpridos em algumas lojas como resultado da ação.
Denúncias de marcas de eletrônicos
O início da investigação teve como base denúncias de escritórios de advocacia que representam grandes marcas de eletrônicos, incluindo gigantes como Apple, Samsung e Motorola.
Uma das lojas sob investigação está localizada na Avenida Juscelino Kubstchek, principal centro comercial de Palmas, ao lado do prédio da prefeitura. Outro estabelecimento na mesma região também teve produtos apreendidos. Mandados também foram cumpridos em Taquaralto, região da Capital.
Operação Spuria
Nomeada como Operação Spuria, a ação é conduzida pela Receita Federal do Brasil em colaboração com a Polícia Civil do Distrito Federal e a Polícia Rodoviária Federal. O objetivo principal é desestruturar organizações criminosas que se utilizam desse tipo de comércio para lavagem de dinheiro.
Segundo as denúncias, algumas empresas estariam vendendo mercadorias pirateadas dessas marcas, e conforme as forças de segurança envolvidoas, representando um risco ao consumidor devido à baixa qualidade e possíveis danos à saúde.
A ação contou com a participação de 30 servidores da Receita Federal, incluindo auditores e analistas, 13 policiais civis do DF e 20 policiais rodoviários, resultando na fiscalização de 10 estabelecimentos comerciais.