Nesta quinta-feira (18/05) a Campanha Maio Laranja, que visa fornecer orientações e promover o debate sobre a proteção às crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual, realiza o seu Dia ‘D’ em Taquaralto. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), organiza uma caminhada na Avenida Tocantins para divulgar a campanha.
- Publicidades -
A programação tem início previsto para as 8h30, com saída do Posto Trevo e percurso ao longo da avenida até as proximidades da unidade do Detran-TO. Durante a caminhada, a proposta é visitar os estabelecimentos comerciais ao longo da via, divulgando a Campanha ‘Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes’ por meio de materiais impressos de apoio.
Números preocupantes
Dados divulgados pelo Creas mostram que nos primeiros quatro meses de 2023, o centro recebeu 13 chamadas para atender casos de abuso sexual de crianças e adolescentes. No ano de 2022, foram registrados 53 casos em atendimento, sendo que agosto foi o mês com maior incidência, totalizando 11 casos.
A campanha ‘Faça Bonito’ deste ano também envolveu a mobilização das unidades educacionais do município. As escolas municipais receberam rodas de conversa com a equipe do Creas, onde são repassadas orientações sobre os sinais de abuso sexual, formas de identificá-los e informações sobre como fazer as denúncias.
Todas as ações do Creas são baseadas no Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, bem como na Lei Federal Nº 8.069/90, que institui o Sistema de Garantia de Direitos preconizado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Em Palmas, a rede de proteção que atua no combate e prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes é formada por diversas instituições, incluindo os Conselhos Tutelares, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), o sistema de justiça com o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Secretaria de Estado da Segurança Pública e Delegacias de Proteção à Criança e ao Adolescente, entre outros.
É importante ressaltar que qualquer cidadão pode denunciar crimes de abuso e violência sexual ligando para uma das unidades do Conselho Tutelar de Palmas ou para o Creas, contribuindo assim para a proteção e segurança das crianças e adolescentes.
Abaixo os telefones destes serviços
Creas: (63) 3212-7044/ 7045 ou pelo celular 9 9221-8350 (WhatsApp)
Conselho Tutelar região norte: (63) 99210-5134
Conselho Tutelar região central: (63) 99210-4982
Conselho Tutelar região sul I: (63) 99210-5185
Conselho Tutelar região sul II: (63) 99210-5111