Após jovem pular de flutuante no lago de Palmas e acabar em estado grave, condutas perigosas praticadas em ambientes aquáticos ganharam alerta. Testemunhas contaram aos bombeiros que ele bateu a cabeça em um banco de areia após pular do segundo piso da embarcação. Não há informação atualizada sobre o estado de saúde do homem.
- Publicidades -
“Nós classificamos isso como comportamento de risco, saltar de elevações, fazer travessias ou nadar se afastando da margem. Muitas pessoas ficam paralíticas ou perdem suas vidas saltando de elevação. Ou ela tem uma lesão grave ali na cervical ou perde a consciência, submerge, se afoga e morre”, comentou o major Antônio Luiz Soares, comandante do 1° Batalhão dos Bombeiros em Palmas.
O acidente aconteceu durante o passeio de um grupo de pessoas em um flutuante no lago da usina hidrelétrica, em Palmas. A embarcação havia parado em uma ilha que é um ponto de parada comum durante o trajeto.
O comandante dos bombeiros alertou que os rios do estado têm como características as águas mais escuras e por isso a população deve ter atenção ao mergulhar. Os saltos nunca são recomendados.
“Nossas águas são bem turvas. Então, a primeira coisa que a pessoa deve fazer é verificar a profundidade, se é muito profundo ou pouco profundo para tomar uma decisão, avaliar o risco baseado na sua capacidade aquática para decidir se vai tomar banho nesse local ou não. Esse procedimento de saltar de elevação não é recomendado, nem de cabeça ou de qualquer outra forma porque é muito arriscado”, disse.
Primeiros socorros
A recomendação dos bombeiros ao se deparar com situações semelhantes é tirar a vítima da água, estabilizar o pescoço e imediatamente chamar o socorro médico.
“A pessoa saltou de uma elevação. Colidiu com o fundo, se for muito raso, então há uma suspeita imediata de uma lesão na cervical. Quem for atender tem que estabilizar a cervical e verificar rapidamente o nível de consciência da vítima, se está consciente, a respiração e o pulso”, explicou o comandante.
Entenda
Um acidente em um flutuante no Lago de Palmas deixou um jovem em estado grave neste domingo (26). Segundo os bombeiros, o banhista bateu a cabeça em um banco de areia após saltar do segundo piso da embarcação.
Ainda conforme o Corpo de Bombeiros, no momento do atendimento a vítima não respondia aos estímulos do pescoço para baixo. O caso foi registrado por volta de 16h na Ilha das Cobras.
Conforme os relatos das testemunhas, ao saltar do flutuante ele mergulhou em um lugar raso. No momento do atendimento a vítima estava desorientada, não falava e não mexia os membros inferiores e superiores.
O banhista foi transportado ao píer de Palmas, onde outra equipe dos bombeiros aguardava para transportá-lo ao hospital.
Os flutuantes são uma das atrações preferidas de quem busca lazer no lago de Palmas. As embarcações saem de um píer na Praia da Graciosa e fazem um passeio pelo lago de Palmas, geralmente durante todo o dia.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820