Após mais de 20 dias de combate diário contra focos de incêndios florestais na região de Taquaruçu, distrito de Palmas, os bombeiros agora fazem o monitoramento para conter novos pontos de queimadas. O mesmo ocorre na serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins, em que um incêndio que começou no sábado (10) destruiu uma área de cerca de 20 mil metros quadrados.
- Publicidades -
Conforme os bombeiros, em Taquaruçu as queimadas começaram no Vale do Vai Quem Quer, parte sul, e chegaram a espalhar os focos para as cabeceiras das cachoeiras Escorrega Macaco e Roncadeira. As chamas também se aproximaram de propriedades do distrito, e até moradores ajudaram a combater os focos.
A fumaça produzida pelas chamas na serra se espalhou para a capital com ajuda do tempo quente, baixa umidade e os ventos. Desde domingo (11), Palmas apresenta, principalmente no início da manhã, uma névoa que encobre a cidade, podendo ser vista de longe ou do alto de prédios.
Focos também foram combatidos na região de chácara de Taquaruçu Grande, às margens da rodovia TO-020, que dá acesso ao município de Aparecida do Rio Negro.
Todo o trabalho, que começou no dia 26 de agosto, segundo os bombeiros, foi mais intenso em Palmas, pela quantidade maior de ocorrências. O combate foi finalizado na quarta-feira (14).
O que mais dificultou a atuação das equipes foram os terrenos irregulares, que dificultavam o acesso com os equipamentos, tanto em Taquaruçu quanto em Paraíso, além das condições climáticas.
Paraíso do Tocantins
Na serra do Estrondo, em Paraíso, as chamas começaram no sábado (10) e devastaram uma área de 20 mil metros quadrados. As chamas se aproximaram da estrutura que é um cartão postal da cidade.
Equipes dos bombeiros e brigada florestal ambiental conseguiram combateram as chamas até terça-feira (13) e a região também está sendo monitorada.
A prefeitura instalou placas ambientais e fez a limpeza e aceiro da região para evitar que o focos que já surgiam se espalhasse. Também pediu a população que evitasse jogar ‘bitucas’ de cigarro nos locais, para não causar possíveis incêndios florestais.
Quantidade de focos
Somente na primeira quinzena de setembro, o Tocantins registrou 1.502 focos de queimadas, segundo o monitoramento do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (Inpe).
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o Whatsapp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820