Na manhã desta quarta-feira (5), a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), reuniu diversos sites de comunicação da Capital em uma Sala Virtual de Imprensa para apresentar o panorama da pandemia após a implantação de medidas restritivas mais rígidas no município e anunciar as novas ações.
- Publicidades -
Além da prefeita, estiveram presentes na reunião o presidente do COE-Palmas, Daniel Borini, a secretária municipal de Educação, Cleizenir dos Santos, e o secretário da Casa Civil, Agostinho Júnior.
Durante o encontro, foi divulgado pelo Paço Municipal que a cidade está conseguindo caminhar, com pequenos passos, para uma melhora significativa no quadro de casos da Covid-19. De acordo com Borini, Palmas está próxima de alcançar o estado amarelo, que seria de um controle ampliado sobre a pandemia.
Ao ser questionada sobre alguns assuntos, como educação e economia, Cinthia informou que um novo decreto, com novas precauções e liberações, será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 5.
COMÉRCIO
Com o início desta fase amarela, o Poder executivo anunciou que as regras para os comércios continuarão sendo as mesmas, entretanto, a capacidade de alguns estabelecimentos mudará de 30 para 50%.
Sobre o funcionamento de bares e restaurantes no período noturno, a prefeita comunicou que, até momento, continuarão autorizados a funcionar somente para a opção de delivery ou retirada. Segundo ela, ainda não há estabilidade suficiente para liberar este setor.
Já o segmento de lanchonetes, poderão voltar a abrir o comércio para consumo local da população.
EDUCAÇÃO
Questionada sobre o retorno presencial das aulas, Cinthia disse que está seguindo o decreto estadual em vigência, que proíbe a retomada dessas atividades. Conforme dito por ela, a expectativa é de que no mês de junho os educadores sejam vacinados, e a partir deste momento ocorrerá uma possível volta, de forma híbrida.