A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) vacinou 480 crianças contra a dengue até o momento. A Semus orienta que para garantir uma ampla imunização, é fundamental que os pais e responsáveis estejam atentos à caderneta de vacinação das crianças e a mantenham atualizada.
- Publicidades -
Os dados se referem aos dias 28 e 29 de fevereiro, 1º, 2 e 4 de março de 2024, quando a vacinação teve início na capital. As doses estão disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) para crianças de 10 e 11 anos, sendo necessárias duas doses com intervalo de três meses entre elas.
É importante que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsável, com documentos pessoais e o cartão de vacinação. Gestantes, lactantes e pessoas com imunodeficiência não podem receber a vacina, e aqueles que tiveram a doença recentemente devem aguardar seis meses para se vacinar.
Além das unidades de saúde, a Semus está preparando ações extramuros, em locais com grande circulação de pessoas e em horários alternativos.
Em relação aos casos suspeitos de arboviroses, o Boletim Epidemiológico mais recente apontou 306 casos suspeitos de dengue, 56 de chikungunya e 22 de zika em Palmas, representando uma redução de 6,6% em comparação ao boletim anterior.