17 de maio de 2024 02:24

Mundo

Líder da extrema direita italiana, Matteo Salvini anuncia encontro com Bolsonaro

Publicado em

Líder da extrema direita italiana, Matteo Salvini anuncia encontro com Bolsonaro


source
Líder da extrema direita italiana, Matteo Salvini anuncia encontro com Bolsonaro
Reprodução/Facebook Matteo Salvini

Líder da extrema direita italiana, Matteo Salvini anuncia encontro com Bolsonaro

O líder do partido de extrema direita Liga,  Matteo Salvini, anunciou neste sábado (30) que irá se reunir com o  presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na próxima terça-feira (2), em Pistoia.

Na cidade italiana, o mandatário irá participar de uma cerimônia de homenagens aos soldados mortos na luta contra o nazifascismo durante a Segunda Guerra Mundial.

“Estou feliz e orgulhoso de fazer uma homenagem aos mortos brasileiros na Segunda Guerra Mundial, terça-feira, ao lado do presidente Bolsonaro. Eles deram uma contribuição importante à libertação da ocupação nazifascista. Para mim, será a ocasião de reforçar a profunda amizade que liga Itália e Brasil”, disse o ultranacionalista.

Salvini ainda afirmou que quer “renovar o agradecimento também pelo empenho e a seriedade que fizeram com que voltasse para a Itália o terrorista comunista Cesare Battisti em 2019”.

A visita de Bolsonaro a Pistoia, porém, deve ser marcada também por protestos, anunciados tanto por partidos de oposição como por organizações civis. Na sexta-feira (29), um grupo inclusive divulgou uma carta em que diz que o mandatário “não é bem-vindo” e lembrando as 600 mil vítimas da pandemia de Covid-19, “provocadas inclusive por sua política sanitária discriminatória”.

Leia Também

Já Salvini tenta também usar de Bolsonaro para recuperar seu papel de liderança única da extrema-direita italiana que, cada vez mais, vai para sua “aliada e rival” Giorgia Meloni, do partido Irmãos da Itália (FdI).

Monumento de Pistoia

A cidade de Pistoia tem uma forte ligação com a Força Expedicionária Brasileira (FEB) e abriga um cemitério militar e a tumba do soldado desconhecido como forma de homenagear os brasileiros mortos na Guerra.

Neste ano, também foi inaugurado um monumento para lembrar as enfermeiras e as equipes médicas da instituição que atuaram no hospital de campanha construído na cidade.

A FEB chegou à Itália em setembro de 1944, em um dos momentos mais críticos da Segunda Guerra Mundial.

Fonte: IG Mundo

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana