Em 26 de abril de 1986, uma manutenção de rotina no quarto reator da usina nuclear de Chernobyl não saiu como planejada. Os engenheiros planejavam testar se o reator poderia ser resfriado caso a usina ficasse sem energia. Porém, após falhas nos protocolos de segurança, o reator foi sobrecarregado, gerando explosões em seu interior. Assim, começou o maior desastre nuclear da história da humanidade.
- Publicidades -
Desde 2016, a ONU (Organização das Nações Unidas) designou esta data como o “Dia Internacional da Lembrança do Desastre de Chernobyl”. Agora, 37 anos após o desastre, o mundo fica atento e vigilante para não ocorrer um novo acidente nuclear. Algumas produções contam sobre o que aconteceu naquele fatídico dia, confira abaixo algumas.
‘Chernobyl: O Filme – Os Segredos do Desastre’ (2021)
Depois da explosão da usina de Chernobyl, uma inundação no local ameaça agravar a tragédia. Cabe então ao bombeiro Alexey e mais dois homens sacrificarem as próprias vidas para controlar a situação. O filme está disponível no Globoplay.
‘Chernobyl’ (2019)
A premiada minissérie conta em cinco episódios os detalhes do desastre nuclear que aconteceu na região. Ela está disponível na HBO Max.
‘Um dia em Chernobyl’
Em 2018, o youtuber Felipe Castanhari foi até a região em que ocorreu o desastre nuclear. Em um vídeo de pouco mais de 26 minutos disponível no canal Nostalgia, Castanhari conta sobre o acidente e relata o sentimento de estar no local.
“Gera um desconforto meio que constante, mas, ao mesmo tempo, é fascinante, porque é como se você fosse transportado para os anos 1980. Parecia que o tempo foi congelado ali”.
‘Que Mundo é Esse?: As ruínas do desastre nuclear de Chernobyl’
A série do g1 foi até a Ucrânia em 2015 mostrar como estava a região afetada pela radiação de Chernobyl. A equipe mostrou o hospital onde os primeiros afetados pelo acidente foram tratados e o drama dos cães abandonados. O episódio está disponível no Globoplay.
‘Stalking Chernobyl – Exploração Após o Apocalypse’ (2020)
O documentário explora como está a cidade três décadas após o desastre nuclear. A produção mostra a rotina de grupos como a de aventureiros ilegais, artistas e empresas de turismo, que exploram o local abandonado. Disponível na Amazon Prime Video.