14 de maio de 2024 01:04

Cotidiano em destaque

Tocantins tem mais de 100 mil recuperados da Covid-19; confira as histórias de quem ganhou uma nova chance de celebrar a vida

Publicados

sobre

Tocantins tem mais de 100 mil recuperados da Covid-19; confira as histórias de quem ganhou uma nova chance de celebrar a vida

O Tocantins tem mais de 100 mil pacientes recuperados da Covid-19. As histórias representam esperança para quem ainda luta contra a doença. Antônia Pereira, de 87 anos, conta que venceu com fé e perseverança.

A idosa diz que a fé foi a principal arma dela nessa luta. “Mil cairão ao meu lado, 10 mil a minha minha direita, mas eu não serei atingida”, lê o versículo bíblico ao lembrar dos momentos pelos quais passou no hospital.

Dona Antônia também relata que a oração fez a diferença. “Eu fui para outro quarto mais uma irmã da igreja. Ela orava por mim e eu por ela”.

Agora em casa, ela é mimada e recebe o carinho da família. A filha Zildete Pereira, mais aliviada, diz que todos estão felizes pela vitória de ter a mãe por perto de novo. “Não tem nem explicação, do amor que a gente sente por ela. Mesmo ela passando por essa Covid, vimos essa grande vitória. A família ficou muito feliz”.

Pelo estado, são vários exemplos inspiradores. No ano passado, a história do farmacêutico Francisco Sousa comoveu a equipe médica do Hospital Estadual de Combate à Covid. É que ele ia todos os dias ao hospital para se sentir mais perto do filho, que ficou internado por causa da doença.

Tocados com a história, os profissionais da saúde até promoveram um encontro de pai e filho, o advogado José Hugo, pela janela do hospital. Quando o paciente deixou o hospital, após 13 dias de angústia, o abraço de pai e filho emocionou o Tocantins.

Hoje, recuperado e cheio de histórias boas para contar, ele exalta a equipe médica, que fez a diferença durante o tratamento. “Totalizando 13 dias internado no hospital. Foram dias difíceis, angustiantes, longe da família. Mas com a ajuda e o comprometimento de toda a equipe do hospital, pude vencer esse vírus aterrorizante”.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, até esta quinta-feira (25), 100.763 pacientes haviam se recuperado da Covid. Conforme os dados, 1.503 mortes foram registradas em quase um ano de pandemia.

O médico infectologista Marcelo Daher explica que o número de recuperados deve ser celebrado, mas os cuidados também precisam ser mantidos.

“É fundamental que a gente faça o uso da máscara, distanciamento, evitar aglomerações. Se eu seguir essa cartilha, eu consigo fazer que a doença circule menos. Isso é fundamental. Se eu penso: ‘Ah, eu não quero que o comércio feche, eu não quero que tenha lockdown’. Então, vamos colaborar, a população precisa entender que ela tem que fazer a parte dela”.

Fonte: G1 Tocantins.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana