As equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) dos municípios de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso e Porto Nacional, que possuem os Serviços de Assistência Especializada (SAEs), definiram em reunião realizada nesta quarta-feira, 29, o início da imunização contra a Monkeypox, para o dia 17 de abril.
- Publicidades -
O público-alvo da vacinação são pacientes com HIV/Aids (com contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células) e servidores da saúde que lidam com as amostras da doença no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins(LACEN). O esquema de vacinação é de duas doses, com quatro semanas de intervalo (28 dias).
Segundo a SES-TO, o Estado recebeu do Ministério da Saúde apenas 89 doses, para completar o ciclo vacinal, e informa que inicialmente serão imunizadas 44 pessoas, dentre as especificadas e que sejam homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais.
Ainda conforme a Secretaria de Estado da Saúde, a estratégia de localização e condução dos pacientes caberá a cada município que detém o Serviço de Assistência Especializada. Os municípios de Porto Nacional e Araguaína se disseram aptos a seguir o cronograma vacinal.