Tocantins – A temporada de praia no Tocantins voltou, proporcionando diversão, lazer e oportunidades econômicas para a região. Durante este período, famílias de todo o estado e turistas de diversas partes do país se reúnem às margens dos rios para aproveitar as belezas naturais e a infraestrutura preparada especialmente para recebê-los.
- Publicidades -
Em 2023, conforme dados do Governo do Estado, a Temporada de Praia gerou aproximadamente 2 mil empregos diretos e movimentou cerca de R$ 500 milhões, segundo pesquisas da Setur em 18 praias do Tocantins. Para que todos aproveitem ao máximo, é fundamental redobrar os cuidados com a segurança, especialmente nas instalações elétricas.
Segurança nas instalações elétricas
Com a chegada do verão, as praias se tornam grandes pontos de encontro. Para garantir que a diversão não seja interrompida por acidentes, a atenção às instalações elétricas deve ser prioridade. Ligações improvisadas, gambiarras e fios soltos são perigos que podem causar acidentes graves, principalmente em ambientes molhados. Tony Franco, coordenador da Energisa, destacou a importância de reforçar os cuidados nesta época do ano.
“Água e energia elétrica não combinam. É essencial que todas as instalações estejam em conformidade com as normas de segurança para evitar riscos. Fios expostos, emendas mal feitas e ligações improvisadas podem transformar um momento de lazer em tragédia. Por isso, todo cuidado é necessário. Precisamos garantir que todas as conexões elétricas sejam realizadas por profissionais qualificados, seguindo todas as normativas de segurança”, afirmou Franco.
Ligação provisória e orientações de segurança
Uma das principais recomendações da Energisa é a utilização do serviço de Ligação Provisória. Este serviço é indicado para locais onde o uso da energia elétrica é temporário, como acampamentos familiares, praias públicas ou áreas privadas durante a temporada de praia. A Ligação Provisória pode durar até 90 dias e garante que a energia fornecida esteja dentro dos padrões de segurança necessários. O pedido de Ligação Provisória pode ser feito através dos canais de atendimento da Energisa, com antecedência mínima de 5 dias úteis.
“Para todos os clientes que precisarem de energia por um tempo determinado em um local onde não há ligação, a Ligação Provisória é a melhor opção. Não vale a pena colocar nossas famílias em risco. Além de cuidar para que as instalações sejam realizadas de acordo com as normas de segurança, é preciso ficar atento às instalações, evitar cabos soltos, uso de extensões e emendas precárias”, reforçou Franco.
Além dessas dicas, outras orientações da Concessionária visam garantir um período de praias mais seguro:
- Verificar se não há emendas mal feitas ou cabos expostos.
- Evitar sobrecargas em tomadas ou fios soltos pelo chão.
- Montar estruturas como arquibancadas, palcos e barracas longe da rede de energia elétrica.
- Nunca amarrar bandeiras ou qualquer tipo de decoração em postes de energia elétrica.
- Realizar todas as instalações de som, freezers e barracas por um profissional qualificado.
- Manter os cabos elétricos enterrados ou aéreos, sempre protegidos por eletrodutos.
- Manusear vergalhões de ferro, arames, escadas, réguas de alumínio e outros materiais metálicos com cuidado perto da rede elétrica.
- Nunca fazer ligações improvisadas para fornecer energia à infraestrutura da praia.
- Evitar manusear aparelhos celulares quando estiver molhado ou conectado na tomada.
- Não subir em postes, marquises ou árvores próximas à rede elétrica, e evitar lançar objetos e fogos de artifício contra a rede.
- Instalar o aterramento das estruturas metálicas de barracas, arquibancadas e balcões com a ajuda de um profissional qualificado.
- Não se aproximar de cabos rompidos e entrar em contato com a Concessionária ou o Corpo de Bombeiros.
Canais de atendimento da Energisa
Para mais informações e solicitações, a Energisa disponibiliza os seguintes canais de atendimento:
- Aplicativo Energisa On (disponível para iOS e Android)
- Assistente virtual Gisa (WhatsApp) – www.gisa.energisa.com.br
- Call center – 0800 721 3330
- www.energisa.com.br
- Facebook.com/energisa
- Twitter.com/energisa