Após a repercussão de um vídeo de uma abordagem policial em Tocantinópolis, nesta quarta-feira (21), a Polícia Militar do Estado emitiu uma nota se posicionando sobre o ocorrido.
No texto, o órgão de Segurança Pública informou que, no primeiro momento, o suspeito se recusou a parar o veículo e saiu em alta velocidade por uma via movimentada da cidade. Em seguida, os policiais conseguiram fazê-lo parar, entretanto, o indivíduo se negou a sair do carro e por isso as militares tiveram que utilizar força física.
Além disso, segundo a PM, o acusado tentou morder os agentes alegando que teria HIV e iria contaminá-los, após o episódio os policiais o contiveram e o algemaram.
Ainda no documento, a Polícia ressaltou que não compactua com qualquer tipo de desvio de conduta ou cometimento de excessos por parte de seus policiais e está apurando a conduta dos militares.
Confira a nota na íntegra:
Na manhã de hoje, 21, por volta das 10h40, a equipe avistou o indivíduo e tentou abordá-lo, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, utilizando de sinais sonoros e luminosos, no entanto, o suspeito saiu em disparada pela via movimentada, não obedecendo à ordem de parada, causando risco iminente aos condutores e transeuntes.
A Guarnição acompanhou o veículo e após diversas manobras o veículo finalmente parou. Durante a abordagem o suspeito negou-se a descer do veículo e os policiais tiveram que utilizar do uso de força proporcional para que o homem saísse do automóvel.
Neste momento, o suspeito tentou morder os militares e em uma tentativa de ameaça de contágio, informou ser portador do vírus HIV. Os policiais o contiveram e o algemaram.
Durante uma busca veicular, os policiais localizaram, debaixo do banco do passageiro, uma embalagem contendo aproximadamente 56 gramas de uma substância análoga à maconha. O autor foi conduzido à Central de Flagrantes onde foi apresentado, juntamente com o entorpecente. O suspeito não possuía CNH, e o veículo não estava de acordo com o CTB, por isso foi conduzido e retido no pátio da 5ª CIPM.
A Polícia Militar informa ainda que no último sábado, dia 17, o autor, após fazer uso de bebida alcoólica, em um balneário da cidade, agrediu um frequentador do balneário, causando-lhes lesões pelo corpo. A Polícia Militar compareceu ao local, efetuou a prisão do acusado onde foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência – TCO.
Vale lembrar que a Polícia Militar não compactua com qualquer tipo de desvio de conduta ou cometimento de excessos por parte de seus policiais e está apurando a conduta dos militares.