8 de maio de 2024 23:31

Cotidiano em destaque

Serviço de bariátrica do HGP zera fila de espera; ao todo foram realizados 41 procedimentos

Publicados

sobre

Serviço de bariátrica do HGP zera fila de espera; ao todo foram realizados 41 procedimentos

A obesidade é uma doença crônica, que se caracteriza principalmente pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, tornando-se  um problema de saúde pública nos dias  atuais. No Tocantins, a população que precisa de cuidado e tratamento para obesidade conta com o Hospital Geral de Palmas (HGP). A  unidade possui o Serviço de Bariátrica Dr José Augusto Campos, o qual dispõe de uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e endocrinologistas e psicólogos.

Dados divulgados pelo HGP apontam que só em 2021 (de setembro a dezembro, no retorno após a pandemia), foram realizadas 15 cirurgias. Neste ano, de janeiro  até maio foram 26.

O coordenador da equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), Jorge Zeve ressalta que “nesse início de ano até agora, todos os pacientes que estavam prontos foram operados. Hoje não temos fila. Existem pacientes que estão em preparo, porque sofreram atraso durante a pandemia”, afirmou.

O especialista alerta que “a obesidade é uma doença crônica considerada incurável (vários fatores que desencadeiam), que causam um processo inflamatório no organismo da pessoa, e predispõe a várias doenças como diabetes, hipertensão, apneia do sono, além de 13 tipos de câncer. A cirurgia é a melhor ferramenta que consegue levar o paciente a um peso ideal e controlar essas doenças associadas. É óbvio que  sempre ressaltamos ao usuário, a importância do acompanhamento multidisciplinar. É fundamental o apoio desta equipe, para orientar e favorecer a mudança de hábitos no paciente no pós-operatório,  para que ele mantenha esse resultado para o resto da vida”, concluiu.

A paciente Luciana Ferreira de Araújo, de 42 anos, mora em Gurupi e faz acompanhamento desde 2019 no HGP e fala sobre a satisfação em ser atendida. “Minha cirurgia está marcada para o próximo dia 7 de junho, e estou muito feliz por finalmente conseguir passar pelo procedimento e melhorar minha qualidade de vida.”

Videolaparoscopia

O serviço conta desde setembro de 2021, com cirurgia bariátrica por videolaparoscopia, técnica considerada minimamente invasiva, permite recuperação mais rápida e melhor resultado ao usuário.

  Como funciona o acesso ao serviço?

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ao Serviço de Regulação do Estado, que é responsável pela organização do fluxo de atendimento, seguindo critérios de avaliação médica, do Sistema Único de Saúde (SUS).

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana