11 de maio de 2024 23:31

Cotidiano em destaque

Secretaria de Saúde explica divergência no número de vacinas recebidas pelo estado após ser cobrada pelo MPTO

Publicados

sobre

Secretaria de Saúde explica divergência no número de vacinas recebidas pelo estado após ser cobrada pelo MPTO

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu uma nota, na manhã desta quarta-feira (19), esclarecendo os motivos pelos quais há divergências nas informações sobre a quantidade de vacinas recebidas pelo Tocantins.

De acordo com o órgão, o painel Integra/Saúde/Vacinômetro só é atualizado com o quantitativo de “doses recebidas” após o efetivo recebimento e a conferência do real quantitativo/lote/validade temperatura/integridade do frasco de imunobiológicos, devido a isso, é esperado que haja desacordo no número de imunizantes registrados após sua chegada.

Entenda o caso

Na última segunda-feira (17), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) e a Defensoria Pública Estadual (DPE) moveram uma ação civil contra o Estado do Tocantins cobrando transparência nas informações relacionadas ao enfrentamento da Covid-19.

Segundo o MPTO, os dados sobre a quantidade recebida de doses de vacina no Portal Integra Saúde estão divergentes do Painel de Distribuição do Ministério da Saúde. No site estadual consta o recebimento de 430.060 doses de vacina, enquanto no do MS comunica ter remetido para o Tocantins 432.260 doses.

Confira a nota na íntegra: 

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que os sistemas do Ministério da Saúde (MS) – Sistema de Informação de Insumos Estratégicos (SIES) e o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) – são interligados operacionalmente e em tempo real com o Portal do LocalizaSUS (Sistema Único de Saúde), que é a plataforma criada pelo Governo Federal para centralizar todas as informações relacionadas à situação da pandemia pelo novo Coronavírus, no Brasil.

Diante disso, a SES destaca que não há divergências entre os Portais Estadual (Integra) e o Portal Federal (LocalizaSUS), pois a partir do momento em que uma Nota de Fornecimento com o quantitativo de insumos – vacinas que serão distribuídos aos Estados – é autorizado pelo Programa Nacional de Imunização  (PNI) e inserido a nota no sistema SIES, o quantitativo a ser destinado ao Estado já consta no painel do LocalizaSUS, como “total de doses distribuídas”.

A SES enfatiza que o painel Integra/Saúde/Vacinômetro da SES, só é alimentado com o quantitativo de “doses recebidas” após o efetivo recebimento e a conferência do real quantitativo/lote/validade/temperatura/integridade do frasco de imunobiológicos.

 

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana