A Secretaria de Saúde de Tocantins convoca todas as mães que estão amamentando e podem ser doadoras de leite materno a doarem seu leite. Isso porque as doações registraram queda, devido à pandemia da COVID-19. A Rede Estadual de Banco de Leite Humano é composta por três bancos localizados em Palmas, Araguaína e Gurupi. Além disso, a rede conta com Postos de Coleta de Leite Humano no Hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, e no Hospital Regional de Paraíso do Tocantins.
- Publicidades -
O leite materno doado é fundamental para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros ou de baixo peso, internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias.
“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance da criança desenvolver as chamadas doenças crônicas e esses efeitos perduram, até mesmo, na vida adulta. O aleitamento materno é a única ação que isoladamente é capaz de reduzir em até 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis.”
Segundo o governo de Tocantins, de janeiro de 2019 a abril de 2020 o Banco de Leite Humano de Gurupi distribuiu 60 litros de leite humano para 228 recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais. Neste mesmo período, a unidade de Palmas coletou 2.093 litros de leite materno, sendo que 1.388 bebês prematuros e/ou de baixo peso internados nas Unidades Neonatais foram atendidos.
Para mais informações sobre a coleta de leite materno em Tocantins, ligue para algum Banco de Leite Humano do estado. Em Palmas, basta ligar para o Disque Amamentação, no 0800-64 68 283 e agendar a visita da equipe. Já em Gurupi, a doadora pode entrar em contato pelo telefone (63) 3315-0258.
A Secretaria de Saúde afirma que os Bancos de Leite Humano também necessitam da doação de frascos para o armazenamento do leite materno. Os recipientes precisam ser de vidro com tampa de plástico rosqueável.
Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.