Nesta segunda-feira, 27, inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) recebeu do Ministério da Saúde (MS) 120 mil doses do imunizante da Pfizer/Comirnaty bivalente para a vacinação e fez a distribuição aos 139 municípios que devem iniciar as ações, a partir da data sugerida pelo órgão federal.
- Publicidades -
Para o bom andamento da Campanha, a equipe da Gerência Estadual de Imunização (GEI/SES-TO) realizou no dia 16 de fevereiro uma capacitação on-line para profissionais de saúde das mais de 300 salas de vacina do Tocantins, para orientá-los sobre o uso do novo imunizante.
Para o secretário de saúde do Estado, Afonso Piva de Santana, “a campanha é mais uma forma de chamar a população para a importância de completar o ciclo vacinal. Todo o trabalho que será realizado no Tocantins foi cuidadosamente planejado pela equipe da Secretaria, a fim de que todos os municípios e suas populações fossem contemplados. Por isso, pedimos que a população compareça a uma unidade de saúde e atualize o cartão de vacina, pois este ato faz a diferença para uma boa saúde pública”.
O imunizante
As doses Pfizer/Comirnaty bivalente oferecem proteção contra a cepa original da Covid-19 (de Wuhan) e suas variantes.
Público-alvo
A campanha é direcionada para pessoas partir de 12 anos: que vivem em instituição de longa permanência e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; pessoas com deficiência permanente. Também para população privada de liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas menores de 18 anos e funcionários do sistema de privação de liberdade. Pessoas de 60 anos a mais, além de trabalhadores da saúde, gestantes e para mulheres que estão passando pelo puerpério (período do pós-parto).
Para receber a Pfizer Bivalente, a pessoa deve ter recebido duas doses das outras vacinas disponíveis, com intervalo mínimo de quatro meses da última dose. Quem não foi vacinado ou tomou apenas uma dose dos outros imunizantes também podem receber a bivalente. Neste caso, devem iniciar ou completar o esquema com duas doses para garantir o reforço com a vacina bivalente.
A vacina bivalente está disponível em todas as 15 Unidades de Saúde da Família (Veja a lista abaixo), das 8h às 17h. É preciso levar os documentos pessoais, cartão do SUS e documentos que comprovem a condição.
Unidades disponíveis em Palmas:
- USF Arno (503 Norte)
- USF Arno 44 (409 Norte)
- USF Prof Isabel Auler (Arso 23 – 207 Sul)
- USF Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul)
- USF ASR-SE 75 (712 Sul)
- USF Valéria Martins (Arse 122 – 1206 Sul)
- USF Laurides Milhomem
- USF Eugênio Pinheiro
- USF Jose Hermes
- USF Morada do Sol
- USF Santa Bárbara
- USF Taquari
- USF Mariazinha (Buritirana)
- USF Walter Morato (Taquaruçu)
- USF Walterly Wagner (Taquaruçu Grande) – somente às quintas-feiras