21 de maio de 2024 09:09

Cotidiano em destaque

Prova de vida do INSS é suspensa até junho; veja como se regularizar

Publicado em

Prova de vida do INSS é suspensa até junho; veja como se regularizar

O Governo Federal publicou portaria nesta segunda-feira, 24, suspendendo novamente a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até junho. Ou seja, a partir de 1º de julho o procedimento volta a ser obrigatório, sob risco dos beneficiários terem seus pagamentos bloqueados.

A medida, até então, havia sido suspensa desde março de 2020 por conta da pandemia e foi retomada neste mês de maio. Porém, com a nova suspensão, a obrigatoriedade da prova de vida fica para julho.

A comprovação de vida pode ser feita por biometria facial, nos aplicativos “Meu INSS” e “Meu gov.br” e também nos bancos em que o aposentado ou pensionista recebe o benefício.

Buscando atender 5,3 milhões de brasileiros, a checagem digital será feita por meio do site e aplicativo de celular “Meu gov.br”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. A realização do procedimento não é obrigatória, mas tem sido estimulada pelos órgãos competentes como forma de simplificar a oferta do serviço aos pensionistas e aposentados.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana