O esperado programa ‘Desenrola’ deve ser anunciado pelo Governo Federal nesta segunda-feira (5) e consiste no perdão de dívidas de até R$ 100, que estão na conta de mais de 3 milhões de brasileiros. A inciativa tem como base a redução de juros e garantia estatal.
- Publicidades -
A informação foi confirmada ao colunista Valdo Cruz, do portal G1 pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, que esteve em reunião com presidente Lula com o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Fazenda Fernando Haddad.
“Tudo será opcional, não será obrigatório. O credor que aderir deverá perdoar dívidas de até R$ 100 e terá direito a acessar o fundo garantidor para receber outras dívidas nas quais vai dar desconto”, afirmou o ministro.
O perdão será opcional para varejistas e empresas de água e luz, por exemplo, que detêm a maioria das dívidas negativadas do Brasil. No entanto, para os bancos que queiram aderir ao Programa são obrigados a perdoarem.
Embora o lançamento e envio do projeto para o Congresso Nacional estejam próximos, o aplicativo do programa deve ficar pronto apenas entre agosto e setembro.
Ao todo, a previsão é que 40 milhões de pessoas estejam aptas para adesão ao programa.
Carros populares mais baratos
No encontro eles também trataram do programa para baratear carros populares. Os dois programas podem ser anunciados por volta das 16h30, após o evento do Dia do Meio Ambiente no Palácio do Planalto.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9274-5503