1 de maio de 2024 21:36

Cotidiano em destaque

Primeiro paciente com varíola dos macacos no Tocantins recebeu alta após completar isolamento

Publicados

sobre

Primeiro paciente com varíola dos macacos no Tocantins recebeu alta após completar isolamento

Morador de Nazaré, norte do Tocantins, o primeiro paciente diagnosticado com a varíola dos macacos já recebeu alta. A Secretaria de Saúde da cidade informou que nesta terça-feira, 26, que ele havia feito o teste da doença há 15 dias, completou o isolamento, fez novos exames e não está mais com o vírus.

A confirmação deste primeiro caso foi anunciada nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde. O paciente é um homem de 32 anos com histórico de viagem para São Paulo.

A SES informou que após apresentar os primeiros sintomas ele se manteve em isolamento domiciliar. Ao todo, o homem permaneceu 21 dias sendo acompanhado por um infectologista e toda equipe multiprofissional de saúde do município.

As pessoas que tiveram contato com o paciente também foram acompanhadas no período e nenhuma apresentou sintomas da doença.

Prevenção

Especialistas explicam que para haver a transmissão da varíola dos macacos é preciso contato físico ou muita proximidade com a pessoa contaminada.

Para prevenir a doença, a Saúde Estadual orienta que devem se manter as medidas de prevenção adotadas durante a pandemia, como a higienização das mãos e uso de equipamentos de proteção individual, como máscara, e o distanciamento.

A pasta ainda ressaltou que encaminhou notas técnicas para alertar as Secretarias de Saúde dos 139 municípios com relação à varíola do macaco.

A pasta também elabora um Plano Estadual de Contingência da Monkeypox, para enviar às cidades tocantinenses nesta semana.

Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana