Morador de Nazaré, norte do Tocantins, o primeiro paciente diagnosticado com a varíola dos macacos já recebeu alta. A Secretaria de Saúde da cidade informou que nesta terça-feira, 26, que ele havia feito o teste da doença há 15 dias, completou o isolamento, fez novos exames e não está mais com o vírus.
- Publicidades -
A confirmação deste primeiro caso foi anunciada nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Estado da Saúde. O paciente é um homem de 32 anos com histórico de viagem para São Paulo.
A SES informou que após apresentar os primeiros sintomas ele se manteve em isolamento domiciliar. Ao todo, o homem permaneceu 21 dias sendo acompanhado por um infectologista e toda equipe multiprofissional de saúde do município.
As pessoas que tiveram contato com o paciente também foram acompanhadas no período e nenhuma apresentou sintomas da doença.
Prevenção
Especialistas explicam que para haver a transmissão da varíola dos macacos é preciso contato físico ou muita proximidade com a pessoa contaminada.
Para prevenir a doença, a Saúde Estadual orienta que devem se manter as medidas de prevenção adotadas durante a pandemia, como a higienização das mãos e uso de equipamentos de proteção individual, como máscara, e o distanciamento.
A pasta ainda ressaltou que encaminhou notas técnicas para alertar as Secretarias de Saúde dos 139 municípios com relação à varíola do macaco.
A pasta também elabora um Plano Estadual de Contingência da Monkeypox, para enviar às cidades tocantinenses nesta semana.
Envie sugestões de pauta ou denúncias para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 9 9223-7820