Os órgãos de administração prisional e socioeducativa dos estados têm até esta sexta-feira (4) para indicar as unidades onde será aplicado o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL) em 2025. Também devem ser indicados os responsáveis pedagógicos de cada unidade, conforme orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Encceja PPL oferece a jovens e adultos em privação de liberdade a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou médio. Para participar, é necessário ter no mínimo 15 anos (ensino fundamental) ou 18 anos (ensino médio) na data da prova.
As unidades e os responsáveis pedagógicos devem ser indicados via ofício enviado ao Inep, pelo e-mail [email protected], com o assunto “Adesão Encceja Nacional PPL 2025”. O responsável cadastrado deve, obrigatoriamente, ser servidor da administração prisional ou da unidade correspondente.
As inscrições dos participantes, feitas exclusivamente pelo responsável pedagógico, devem ser realizadas até 23h59 do dia 11 de julho. A prova será aplicada nos dias 23 e 24 de setembro, em dois turnos, com quatro provas objetivas e uma redação por nível de ensino.
O Inep analisará os dados e comunicará a aprovação ou não das unidades no Sistema PPL.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]