O Sistema Penal do Tocantins, ligado à Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, teve três de seus policiais penais formados em dois cursos práticos ministrados pela Academia Nacional de Polícia (ANP), da Polícia Federal no Tocantins. Os coordenadores do Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (GOPE) e Grupo Tático de Escolta (GTE), Kleiton Arantes e Eliseu Antônio Hirsch, respectivamente, participaram da 14ª Edição do Curso de Direção Operacional, entre os dias 28 de junho e 02 de julho, já o Instrutor credenciado da Polícia Penal e Membro do Núcleo de Operações com Cães (Noc), Leandro Monteiro, participou do Curso de Técnicas Operacionais, entre os dias 21 e 25 de junho.
- Publicidades -
Os cursos foram ministrados em Palmas por professores da ANP da Polícia Federal, com aulas teóricas e práticas, teve duração de uma semana, sendo período integral, tendo como objetivo repassar as técnicas para o desenvolvimento e atualização de conhecimentos e habilidades relacionadas à direção de veículos adequadas à ação policial. A grade curricular abrangeu tanto “on road” (na estrada) quanto “off-road” (fora da estrada), além de direção ostensiva, defensiva e evasiva, trajeto em comboio e operação de guincho.
O coordenador do GTE, Eliseu Antônio Hirsch, explicou que o curso foi essencial para o Grupo, uma vez que os membros trabalham diariamente em missões no Tocantins e outros estados, e esta capacitação deu ferramentas e medidas para evitar acidentes e saber o que fazer caso algo aconteça. “Durante o curso aprendemos técnicas de direção operacional que podem ser colocadas em prática nas missões e operações e o conhecimento que adquirimos, em determinado momento de tensão, poderá salvar a vida do operador e de todos os membros da equipe”, destacou.
Para o coordenador do GOPE, Kleiton Arantes, o curso foi uma imersão de muito aprendizado. “Foi uma semana de muito conhecimento, ensinamentos esses que replicaremos o mais rápido possível à toda a equipe para evitar acidentes no percurso de uma operação em diversos tipos de veículos, o que ajudará a amenizar possíveis problemas em missões e operações do Sistema Penal”, acrescentou.
Ambos os policiais penais, bem como os demais 38 participantes do curso receberam certificado da Academia Nacional de Polícia, estando aptos a utilizar e repassar os conhecimentos adquiridos aos colegas de equipe, garantindo mais segurança durante as missões e operações.
Curso de Técnicas Operacionais
Já Instrutor Credenciado da Polícia Penal e Membro do Núcleo de Operações com Cães (Noc), Leandro Monteiro, participou do XII Curso de Técnicas Operacionais (CTO), entre 21 e 25 de junho, também em Palmas, com a participação de policiais federais, civis, militares e Policiais Rodoviários Federais. “Com o curso, fui capacitado sobre questões relacionadas a toda nossa abordagem em carro com viatura, viatura ostensiva, algemação, dentre outros ensinamentos, sendo de grande valia, pois vamos repassar esse conhecimento para todos os servidores do Sistema Penal”, frisou.
O XII CTO é voltado para policiais que necessitem desenvolver ou revisar conhecimentos e habilidades na execução de técnicas operacionais básicas adequadas à ação policial, contando com disciplinas sobre dispositivo policial; noções de técnicas de abordagem policial; deslocamento policial em ambiente urbano e noções de sobrevivência policial.