4 de maio de 2024 19:16

Cotidiano em destaque

POLÊMICA: Suspeito de desacato, advogado é algemado nas mãos e nos pés em ação da ROMU na região sul de Palmas; vídeo

Publicados

sobre

POLÊMICA: Suspeito de desacato, advogado é algemado nas mãos e nos pés em ação da ROMU na região sul de Palmas; vídeo

No final da noite deste sábado, 06, foi conduzido à Delegacia de Plantão de Taquaralto, na região sul da Capital, o cantor e advogado Lucas Custódio, após suposto desacato a uma equipe de Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) – da Guarda Metropolitana de Palmas – que atendia uma ocorrência de perturbação do sossego e de descumprimento do Decreto Municipal que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em espaços públicos, estacionamentos de distribuidoras e conveniências. (Assista vídeo na íntegra da matéria)

O fato aconteceu na Rua T8, via transversal à Avenida Tocantins, na região sul de Palmas. Em vídeo compartilhado na internet o advogado aparece sentado já na 5° DP de Taquaralto, na companhia de mais dois homens envolvidos na ocorrência, todos algemados nas mãos e nos pés. O registro foi feito pela também advogada Juliane Castro, e compartilhado nas redes sociais.

Também em vídeo, o presidente da OAB Tocantins, Gedeon Pitaluga, repudiou o episódio que classificou como ‘um dia muito triste para a advocacia tocantinense’. ”Exigimos uma apuração sobre o episódio e, mais do que isso, a OAB do Brasil já antecipa a esses agressores dos direitos fundamentais da Constituição Federal, que tomará medidas judiciais, legais e criminais a partir da próxima semana”, disse.

Em nota encaminhada ao Sou de Palmas, a Guarda Metropolitana afirmou que o advogado tentou ‘obstruir a ocorrência dos GMPs’, impedindo a guarnição de conduzir um primeiro envolvido à Delegacia, mas que irá apurar as circunstâncias da ocorrência. Veja:

Na noite deste último sábado, 6, a Guarda Metropolitana de Palmas (GMP) foi acionada pelo Sistema Integrado de Operações (Siop), para averiguar uma reclamação de perturbação do sossego em um estabelecimento comercial localizado em Taquaralto, local em que estava acontecendo uma festa, com inúmeras pessoas aglomeradas.

No momento da abordagem, um indivíduo se dirigiu a um dos guardas proferindo ofensas e xingamentos à Guarnição. Um segundo indivíduo, que se apresentou como advogado, tentou obstruir a ocorrência dos GMPs, impedindo a guarnição de conduzir o primeiro indivíduo à Delegacia de Polícia. Nesse momento, foi solicitado o apoio de uma viatura da Polícia Militar (PM), e os dois foram conduzidos a 5ª Delegacia de Polícia, para que a ocorrência fosse registrada pela autoridade policial, a quem cabe a apuração pelo ocorrido. A GMP também vai apurar as circunstâncias da ocorrência.

O espaço Portal Sou de Palmas está aberto para todos os citados na matéria.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana