A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (28), a Operação Domus Magna, para investigar fraudes em licitações e desvio de recursos da Prefeitura de Angico, extremo norte do Tocantins. A estimativa é de que o prejuízo aos cofres públicos supere R$ 5 milhões.
Mandados em quatro cidades
Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos municípios de Angico, Tocantinópolis, Araguaína e Ananás, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal em Araguaína.
Segundo a investigação, parte dos recursos da prefeitura era desviada por meio de empresas ligadas a uma servidora pública e a seus familiares. Para ocultar a origem do dinheiro, o grupo utilizava “laranjas”, que recebiam os repasses e devolviam a maior parte ao núcleo criminoso, ficando com uma pequena parcela como recompensa.
Crimes investigados
Os alvos poderão responder por fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 12 anos de prisão.
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]