28 de abril de 2024 04:33

Cotidiano em destaque

Para quem quer construir, custo de materiais de construção está 80% mais caro em relação ao ano passado

Publicado em

Para quem quer construir, custo de materiais de construção está 80% mais caro em relação ao ano passado

Os preços de custo da construção estão altos no Tocantins. Os materiais tiveram aumento de 80% em alguns produtos. A mão de obra teve uma alta considerável em relação ao início de 2020 e a previsão para 2021 não é de melhora.

O mercado da construção civil está aquecido. Com juros mais baixos para financiamentos imobiliários e outros tipos de crédito, as pessoas passaram a investir mais em obras seja pra construir, reformar ou comprar e isso mexeu com todo o mercado imobiliário.

“Nesse momento nós temos uma mão de obra mais escassa, devido ao alto volume de construções que nós vemos aí na cidade e no país, nós temos o material de construção mais alto porque existe um consumo muito mais forte e as indústrias ainda não estão preparadas para poder atender toda essa demanda”, comentou João Paulo Tavares, membro Associação dos Diretores das Empresas do Mercado Imobiliário do Tocantins (Ademi-TO).

Leia Também:   O caso das pedras de vesícula de boi: por que elas são consideradas mais valiosas do que ouro?

Entre os materiais de construção, comparando os preços do início do ano passado com os praticados em janeiro de 2021, tem produto com reajuste de mais de 80%, como os fios e cabos elétricos, por exemplo.

Estruturas metálicas estão 50% mais caras. O preço de tubos e conexões aumentou quase 40% ao longo o último ano. Cimento, pisos e tintas, tiveram reajustes na casa dos 20%. Levando em consideração só os materiais, os aumentos representaram 25% maior nas despesas finais da obra.

Até os fornecedores estão pesquisando antes de comprar os produtos. “A gente tá cotando, fazendo como o consumidor deve fazer, cotando com diferentes indústrias, buscando a melhor oportunidade e o melhor preço para os nossos clientes”, disse o presidente da Associação dos Lojistas de Materiais de Construção do Tocantins, Juliano Meurer.

Leia Também:   13º de aposentados e pensionistas começa a ser pago HOJE; confira o calendário

Se mesmo com preços mais altos o consumidor continua comprando tem dica pra gastar menos. “É a confecção de um projeto bem definido, onde possamos prever alguns cenários bem definidos, evitando atrasos e desperdícios. Outra medida é a aquisição antecipada de alguns materiais”, disse o engenheiro civil José Marco.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana