3 de maio de 2024 17:57

Cotidiano em destaque

Operação Lockdown: Unidades prisionais do TO iniciam 3ª fase do plano e 16 presídios já podem receber novos detentos; veja quais

Publicados

sobre

Operação Lockdown: Unidades prisionais do TO iniciam 3ª fase do plano e 16 presídios já podem receber novos detentos; veja quais

Os presídios do Tocantins já iniciaram a 3ª fase da operação Lockdown para conter o avanço do Coronavírus dentro das unidades. A nova etapa segue até 26 de junho e, durante esse período, apenas 16 Casas penais poderão receber novos detentos.

Os presídios aptos a abrigar novos presos ficam nas seguintes cidades: Araguacema, Araguatins, Araguaína, Arraias, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Miracema do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Palmas, Tocantinópolis, e as unidades penais femininas de Babaçulândia, Pedro Afonso, Palmas e Talismã.

A Operação Lockdown está na II Temporada, que teve início em 2021. O gerente de Administração e Operações do Sistema Penal, Bionor Vaz, ressaltou que, a logística para a execução dos trabalhos durante a operação foi organizada de acordo a disposição das oito regionais, bem como as estruturas físicas e o quantitativo de pessoas privadas de liberdade nos presídios.

“Estamos trabalhando de forma estratégica e nas Unidades aptas para o recebimento de novos custodiados há celas destinadas ao período de quarentena, sendo realizados procedimentos de triagem e testagem para a detecção da Covid-19 antes do acesso à carceragem e inserção ao convívio com os demais presos”, frisou.

A I temporada do Lockdown começou no dia 20 de maio e seguiu até 20 de dezembro e teve nove fases. De acordo com a Secretaria de Cidadania e Justiça, durante esse período, os Sistemas Penitenciário e Prisional receberam 2.372 pessoas e a unidade penal que mais recebeu novos presos foi o Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPP Palmas) com 682 ingressos.

Apesar dos esforços para prevenir o contágio da população carcerária, surtos foram registrados em vários presídios. Na CPP de Palmas, 41 presos tiveram diagnóstico positivo no ano passado. Também houve casos em Gurupi, Guaraí, Araguaína, Araguatins e Augustinópolis, que registrou 70 infectados de uma única vez.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana