A partir das 14h desta sexta-feira (12), os tocantinenses já podem emitir a nova carteira de identidade. Quem busca atualizar o documento deve agendar o atendimento. O objetivo é que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) substitua o Registro Geral (RG).
- Publicidades -
Em Palmas, o agendamento é feito de forma online pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Para acessar o portal é necessário ter cadastro no site do Governo Federal, gov.br.
Já nas outras cidades, os moradores devem procurar os núcleos de identificação, levando as cópias e originais da certidão de nascimento ou de casamento e o comprovante de inscrição do CPF.
O documento busca unificar a forma de identificação utilizando apenas o número de CPF. Entre as inovações está a inclusão do QR Code, que apresenta a opção de checagem fácil pela Segurança Pública e por unidades de atendimento públicos e privados.
Segundo o estado todos os moradores poderão atualizar o documento no estado, por isso não é necessário lotar os núcleos de identificação.
A nova carteira de identificação será válida até 2032.