O Ministério da Saúde informou que, no Tocantins, cerca de 6.033 pessoas ainda não compareceram as unidades de saúde para receberem a segunda dose da vacina contra o Coronavírus. No Brasil, mais de 1,5 milhão de brasileiros estão nessa situação.
- Publicidades -
Esse número refere-se aos tocantinenses que já tomaram a 1ª dose e que completaram o prazo para receber a 2ª aplicação, mas ainda não compareceram.
O ministro da Saúde Marcelo Queiroga fez um apelo para que as pessoas tomem as duas doses do imunizante. Mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina Covid-19 devem procurar uma unidade de saúde para a segunda dose.
“Destaco aqui que, mesmo que vença o prazo, a recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que elas completem o esquema. Então, quem atrasou e não conseguiu ir com 28 dias de intervalo da Coronavac, ou aquelas que não conseguiram ir com 84 dias da vacina AstraZeneca, devem comparecer para completar o esquema”, enfatizou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações, Francieli Fantinato.
No estado, 6.032 pessoas precisam receber a segunda dose da Coronavac e apenas uma, da AstraZeneca.
Para garantir que as pessoas estejam completamente imunizadas, o Ministério da Saúde, em parceria com Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), disse que irá orientar a estratégia de busca ativa por essas pessoas, a fim de que elas completem o esquema vacinal, garantindo a eficácia completa do imunizante.
Vacinômetro
Os dados do Vacinômetro indicam que o Tocantins recebeu, até terça-feira (13), 296.100 doses das vacinas contra o novo coronavírus. Desse total, 215.968 foram distribuídas aos municípios.
Até o momento, 136.623 tocantinenses receberam a primeira dose e 41.262 fizeram a segunda aplicação.