13 de junho de 2024 08:42

Cotidiano em destaque

Morre Kabosu, cadela que inspirou memes e logo de criptomoeda

Publicados

sobre

Morre Kabosu, cadela que inspirou memes e logo de criptomoeda
Meme Doge foi vendido como NFT — Foto: Reprodução

Mundo – Kabosu, a cachorrinha japonesa da raça shiba inu que se tornou famosa como protagonista de memes virais e inspirou a logo da criptomoeda Dogecoin, faleceu nesta sexta-feira (23) no Japão.

A notícia foi confirmada por sua tutora, Atsuko Sato.

O fim de uma era na internet

Atsuko Sato anunciou a morte de Kabosu em uma mensagem emocionada em seu blog, onde agradeceu aos fãs pelo carinho demonstrado à cadela ao longo dos anos. “Morreu em paz enquanto era acariciada”, escreveu Sato.

Kabosu ganhou notoriedade na internet em 2010, quando Sato publicou uma foto dela no blog. Na imagem, a cachorrinha de pelo bege estava em um sofá, com uma expressão de surpresa e as patas cruzadas. Essa foto rapidamente se tornou um fenômeno e deu origem ao meme “Doge”, cujo nome é provavelmente uma variação da palavra “dog”.

Morre Kabosu, cadela que inspirou memes e logo de criptomoeda

Dogecoin — Foto: Jakub Porzycki/NurPhoto/NurPhoto via AFP

O legado digital de Kabosu

O meme “Doge” teve inúmeras versões espalhadas pelo mundo, tornando-se uma referência cultural na internet. Em 2013, Kabosu inspirou a criação da logo da criptomoeda Dogecoin, que ganhou ainda mais popularidade com o apoio do empresário Elon Musk.

Um fã de Kabosu descreveu recentemente a cadela como “a Mona Lisa da internet” e “a cadela mais conhecida da era moderna”.

Kabosu foi adotada de um abrigo, e sua idade exata era desconhecida. Em uma entrevista à AFP, Sato estimou que a cadela tinha cerca de 18 anos.

Anúncio

Mais Vistos da Semana