Nesta terça-feira (8), a Agência de Desenvolvimento do Turismo (Adetec) divulgou dados que confirmam um crescimento no número de turistas no Parque Estadual do Jalapão no mês de novembro. Mesmo diante as medidas de distanciamento e visitas com agendamento, a quantidade de visitantes foi superior a do ano passado, levando em conta o mesmo período.
- Publicidades -
O número mais expressivo é o de visitantes nas Dunas, atração que é símbolo da região. Ao longo do mês, o local recebeu 3.687 visitantes, ou 77,7% a mais do que no mesmo período de 2019. É importante ressaltar que novembro costuma ser mês de baixa temporada, o que pode ter influenciado o resultado.
O aumento também foi favorecido pelo fato de que em 2020 novembro teve dois feriados prolongados que haviam caído no meio da semana em 2019. O Dia de Finados em 2 de novembro e a Proclamação da República, no dia 15.
Na comparação com outubro deste ano, que foi o primeiro mês da reabertura do parque, o número de visitantes foi 6% menor para as dunas.
Já a Cachoeira da Velha teve 2.140 visitantes, um aumento de 30,4 % em relação ao mesmo período de 2019 e crescimento de 7,3% em relação a outubro deste ano. Apenas estas atrações tiveram os números divulgados pela Adetuc.
Até o momento, apenas as Agências de Turismo estão autorizadas a realizar os agendamentos. Normalmente, os visitantes fecham pacotes com os operadores turísticos e visitam várias atrações em uma única viagem. As atrações particulares, como os fervedouros, também têm restrições, mas a fiscalização fica por conta dos proprietários.
Mais de 99% dos turistas que visitaram o Jalapão em novembro eram brasileiros. Entre os estados, os maiores números são de visitantes vindos de São Paulo (41,6%), Rio de Janeiro (13,0%), Minas Gerais (8,0%), Tocantins (7,6%) e Paraná (5,1%).