O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que decidiu prorrogar até 2021 a proibição de pesca no rio Caiapó, no trecho entre a ponte sobre a TO-442 e o local em que ele deságua no rio Araguaia, região oeste do estado. A medida está em vigor desde 2017e foi decretada para permitir a reprodução de peixes no curso d’água.
- Publicidades -
Entre as cidades afetadas pela medida estão Araguacema e Caseara. A medida, segundo o Naturatins, foi apresentada aos pescadores na última semana junto com um relatório de produtividade da pesca na parte do rio em que ela é permitida. O Naturatins mantém na região um projeto chamado Propesca, que tenta garantir a exploração sustentável da bacia hidrográfica.
O Caiapó é um dos principais afluentes do Araguaia, que sofre há vários anos com a exploração irregular da água em outros afluentes. A cota zero também está mantida em toda a região.
O Naturatins informou ainda que estuda a liberação da pesca esportiva na região para estimular o ecoturismo. A ideia é que a atividade seja autorizada apenas para quem estiver acompanhado por guias credenciados que seriam capacitados na região. A equipe técnica do instituto ainda trabalha para medir quais seriam os impactos da prática se ela for realmente liberada.
Com a decisão, a validade da proibição deve terminar no dia 10 de abril de 2021.