16 de maio de 2024 23:08

Cotidiano em destaque

MATÉRIA ESPECIAL: Um pouco da história da primeira mulher a assumir o 1° batalhão da PM do Tocantins

Publicado em

MATÉRIA ESPECIAL: Um pouco da história da primeira mulher a assumir o 1° batalhão da PM do Tocantins
Major Marlene Alves é a primeira mulher a comandar o 1º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins - Foto: Divulgação

Em meio à luta constante e global pelos direitos das mulheres, existem muitas figuras que são sinônimo de exemplo e coragem.

Assim, em alusão ao Dia Internacional das Mulher, nesta terça-feira, 8, o Jornal Sou de Palmas preparou um conteúdo especial. A nossa equipe escolheu como personagem a Major Marlene, que conta um pouco sobre a experiência de ser a primeira mulher a assumir o comando do  1º Batalhão da Polícia Militar do Tocantins, localizado em Palmas.

Primeira mulher assumiu o comando do 1ºBPM 

Marlene Alves Borges Machado foi designada pelo comandante-geral da PM, em março de 2021, para chefiar o 1ºBPM do Tocantins. É a primeira mulher a assumir o comando do Batalhão desde sua criação.

”Coragem é a palavra de ordem”

A competência da major foi reconhecida por vários colegas da corporação e ela construiu uma carreira de prestígio. Ao Jornal, a mesma destacou o que foi essencial  para assumir um cargo tão importante: ”Coragem é a palavra de ordem, precisei tomar um pouco mais de coragem para poder enfrentar esse desafio, é uma responsabilidade muito grande”.

Apesar da dimensão das obrigações, a major reconhece: ”Você não está sozinha, existe uma equipe por trás com mulheres e homens justos ”, disse a oficial se referindo aos colegas militares.

Dificuldades enfrentadas como comandante 

Ainda na entrevista, concedida pela manhã de hoje na Câmara Municipal de Palmas, ela descreve quais foram as dificuldades que surgiram no seu caminho: ”No Batalhão eu lidei com a falta de costume, já tivemos grandes mulheres  comandando unidades, mas infelizmente ainda não é algo tão comum, somos 10% da corporação, em uma turma de 40 oficiais apenas 4 são mulheres, são 21 unidades comandadas por homens, ainda estamos em menor número. Além disso, também é difícil conciliar família e trabalho”, disse a militar.

Apesar dos obstáculos, a major se sente muito honrada em representar as mulheres na instituição. Sua história inspira e leva coragem para outras que ainda lutam por espaço.

”Acredito no poder da família”

Major Marlene finalizou enfatizando o papel da família na vida de meninas desde criança: ”Acredito no poder da família, boa parte da minha motivação eu recebi da família, sempre digo para as mães encorajarem suas filhas, elas precisam ter esse poder de decisão. A criação em casa tem um papel muito importante porque quando essas meninas crescerem elas não terão medo de enfrentar desafios ou agarrar uma oportunidade”, concluiu.

Perfil da comandante do 1º BPM do TO

A major Marlene Alves Borges Machado é graduada em Geografia pela UFMT. Formada na 14ª Turma de soldado em Rondonópolis (PMMT) em 2003. Ingressou como aspirante da Polícia Militar do Tocantins no ano de 2008. É casada há mais de 20 anos e tem 4 filhos.

Graduada em Direito pela Faculdade Cruzeiro do Sul, em 2020; e formada em Educação Física, em 2020. Pós-graduada na área de Direito Civil; em docência de Ensino Superior e em Educação à Distância. Trabalhou na 1ª CIPM – Arraias, na área administrativa e no comando de pelotões em 2008-2011. Na Capital, em 2012, na segurança de dignitários; de 2013-2015, atuou como coordenadora de operações Siop; entre 2015-2017, trabalhou no Centro Integrado de Reabilitação e Readaptação; subcomandante da Academia Policial Militar Tiradentes (2018-2019); chefe de P2 e P3 do Comando de Policiamento da Capital – CPC (2020-2021).

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana