10 de maio de 2024 09:03

Cotidiano em destaque

Lotex: Governo Federal autoriza volta da ‘raspadinha’ nas lotéricas

Publicados

sobre

Lotex: Governo Federal autoriza volta da ‘raspadinha’ nas lotéricas

O governo federal publicou nesta quarta-feira (28) uma portaria autorizando a Caixa Econômica Federal a retomar a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida popularmente como “raspadinha”. Em agosto deste ano, o presidente Lula já havia assinado um decreto autorizando a retomada dessa modalidade de jogo ofertada nas lotéricas.

A Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex), conhecida como ‘raspadinha’, foi autorizada pelo Governo Federal a voltar a circular.

Em agosto deste ano, o presidente Lula já havia assinado um decreto autorizando a retomada dessa modalidade de jogo ofertada nas lotéricas.

A portaria autorizando a Caixa Econômica Federal foi publicada nesta quarta-feira (28).

Segundo a portaria, a Lotex poderá ser explorada pela Caixa Econômica Federal pelos próximos dois anos em bilhetes físicos e digitais. A autorização é de caráter transitório e abre possibilidade para que o banco faça uma licitação para que empresas privadas também possam vender o bilhete.

Com a volta das raspadinhas, o Ministério da Fazenda espera arrecadar ao menos R$ 3 bilhões no próximo ano. A medida prevê que 65% dos valores arrecadados sejam direcionados para o pagamento de prêmios e recolhimento de imposto de renda, 18,3% para despesas de custo e manutenção e 13% para o Fundo Nacional de Segurança Pública.

Como funciona

Muito populares na década de 1990, as ‘raspadinhas’ são bilhetes comprados nas lotéricas que, ao raspar um campo, ou um conjunto de campos, o apostador consegue ver na hora se foi premiado.

Em 2015, o jogo foi suspenso após determinação do Ministério da Fazenda e foi criada a lei da Loteria Instantânea Exclusiva, redefinindo o modelo de aposta. A gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro regulamentou a lei que instituiu a Lotex em 2018. Nos anos seguintes foram feitas duas tentativas de passar a Loteria Instantânea para a iniciativa privada, mas sem sucesso.

*Com informações do Itatiaia 

Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana