17 de maio de 2024 02:24

Cotidiano em destaque

LAGARTA DE FOGO: Idosa sofre queimaduras nos dedos depois de pegar em uma taturana venenosa em Palmas

Publicado em

LAGARTA DE FOGO: Idosa sofre queimaduras nos dedos depois de pegar em uma taturana venenosa em Palmas
Lagarta que queimos os dedos de idosa - Divulgação

Maria Wanderli, de 70 anos, foi surpreendida com a presença de uma lagarta venenosa nesta quarta-feira, 23. Enquanto cuidava das plantas no quintal pegou no inseto que queimou seus dedos.

“Tinha um negócio amarelo, não sabia o que era. Quando passei a mão começou a dor”, contou a idosa.

O acidente aconteceu em uma casa na quadra 1.105 Sul em Palmas. “Ela estava em uma planta, meio que parece uma folha. Ela foi mexer na planta e pegou na lagarta. Dizem que dói mais do que escorpião. Fez uma queimadura nas pontas dos dedos”, contou a filha da idosa, Nicelia Maia Ribeiro.

A idosa foi levada em uma farmácia da capital, onde foi medicada com remédio para dor e recebeu tratamento para queimadura.

Que bicho é esse?

O biólogo Anderson Brito Soares informou que o inseto é uma taturana (lagarta urticante) da espécie Podalia orsilochus. É também conhecida por lagarta de fogo, taturana-ursinho ou cachorrinho. O inseto pode ser encontrado em folhas de arbustos e árvores. O bicho possui cerdas (pelos) urticantes usadas para defesa contra predadores ou agressores.

Em contato com a pele humana os pelos causam sensação dolorosa semelhante à provocada em queimaduras por substâncias químicas cáusticas ou fogo.

Recomenda-se colocar gelo, o mais rápido possível, na área afetada por 20 minutos ou mais. A aplicação de água em abundância também é alternativa que dá bons resultados. Se houver sintomas mais graves, a orientação é recorrer a um médico imediatamente.

Deixe o seu Comentário

Anúncio
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Conecte-se

Deixe uma resposta

Mais Vistos da Semana