Ao acender a luz em casa ou colocar o celular para carregar, por exemplo, muita gente não se dá conta de toda infraestrutura que existe por trás da distribuição de energia.
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Com profissionais espalhados nos quatro cantos do estado para levar energia de qualidade para os mais de 600 mil clientes, a Energisa já aplicou mais de R$ 2,2 bilhões desde que assumiu a concessão no Tocantins e continua investindo com foco no desenvolvimento e responsabilidade social, ambiental e cultural do estado.
Apenas este ano, a empresa vai empenhar R$ 364,7 milhões no fortalecimento do sistema de distribuição de energia. Isso significa que esse recurso será alocado em ativos elétricos, obras e modernização.
E são esses investimentos que garantem uma energia cada vez melhor e de forma constante para residências, comércio e indústria, além de possibilitar que mais pessoas tenham acesso à rede elétrica.
Grandes projetos também são trazidos com intuito de gerar ainda mais desenvolvimento. Como os cerca de 600 tocantinenses situados de Norte a Sul do estado que este ano estão recebendo, gratuitamente, sistemas de geração de energia solar em suas casas por meio do Mais Luz para Amazônia, programa do Governo Federal, através do Ministério de Minas e Energia, executado pela Energisa no Tocantins.
No âmbito da responsabilidade cultural, recentemente a empresa patrocinou a realização do projeto Tocantins em Concerto, que contou com apresentações da Orquestra Viva Música e grandes nomes da música tocantinense: Lucimar, Braguinha Barroso, Dorivã e Genésio Tocantins. As apresentações alcançaram mais de 1,2 mil pessoas nas cidades de Palmas, Araguaína, Gurupi e Paraíso.
“Mesmo nosso negócio sendo a distribuição de energia, nosso pensamento enquanto empresa é ir além da necessidade do nosso cliente. Não apenas no sentido de ter acesso à eletricidade, mas estar inserido num cenário de mais desenvolvimento, segurança e melhoria constante”, explica o diretor-presidente da Energisa Tocantins, Alessandro Brum.
Por isso, a Energisa se empenha em atuar em vários contextos de responsabilidade social, como integrando o Comitê do Fogo, com o Governo Estadual, a fim de atuar na raiz do problema das queimadas que tanto prejudicam o Tocantins, ou executando projetos ao lado de grandes parceiros, como o Sebrae, com quem realiza o Energia para Crescer, atendendo dezenas de empreendedores e famílias das comunidades quilombolas do Jalapão.
Para atender a necessidade de cada localidade, a empresa também atua na modernização de seu sistema com obras que ampliam o fornecimento de energia, como os novos pontos de conexão com a Rede Básica em Caseara e em Dianópolis.
Recentemente, foram entregues a subestação de Luzimangues Industrial, a conexão com a Rede Básica em Colinas, a ligação de mais de 25 mil clientes e implantação de novas tecnologias de proteção e recomposição do sistema, com a instalação de equipamentos como tripsaver, religadores e seccionalizadores automáticos, que trazem melhoria direta na redução das faltas de energia.
“Estou no Tocantins há mais de 20 anos e, no início, sempre que chovia, faltava energia. Agora, a gente percebe a mudança e sente a energia presente em todo lugar”, afirma a dona de casa Lena Ribeiro. São depoimentos como esse que confirmam aquilo que a empresa vem colhendo desde que foi instalada no estado.
Em março deste ano, o Tocantins foi apontado como o segundo melhor fornecimento de energia do Brasil, de acordo com a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. O ranking anual é composto pelos indicadores DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor), usado para medir as horas que os clientes ficam sem energia, e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor), que mede a quantidade de vezes que o fornecimento foi interrompido.
Quando assumiu a concessão, os indicadores DEC e FEC da Energisa no Tocantins eram de 37,4h e 17,2, respectivamente. Em 2021, esses números caíram para 15,9 (DEC) e 6,1 vezes no ano (FEC). O reconhecimento é um dos mais importantes do setor elétrico no país e a Energisa Tocantins mostrou um desempenho melhor ao estabelecido para o estado, que leva como base dos desafios geográficos, clima e investimentos para a região.
“Essa questão das quedas de energia foi algo que eu só me dei conta durante a pandemia. Como precisei dar aulas e atender meus alunos de forma online, precisei ficar conectado por mais tempo. E foi aí que eu percebi o quanto a energia era importante na minha rotina e ter acesso à eletricidade de forma ininterrupta fez muita diferença para o meu trabalho”, comenta Jonas de Macedo, professor de uma instituição pública em Paraíso.
Muitas obras estão em andamento e grandes projetos são previstos para os próximos anos. “O trabalho não para. Sabemos dos desafios – que são muitos – mas estamos preparados. Nosso compromisso é com o desenvolvimento do Tocantins e com todos os tocantinenses”, pontua Alessandro Brum.
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