O Governo Federal está propondo a permissão para incluir fotos com vestimentas religiosas nas carteiras de motorista. Essa proposta foi encaminhada pela Advocacia-Geral da União ao Supremo Tribunal Federal, que está programado para julgar um recurso relacionado ao tema na próxima quinta-feira (8).
O caso que será julgado pela corte teve início quando mulheres residentes no Paraná obtiveram na Justiça o direito de obter o documento utilizando trajes religiosos completos.
Essa permissão incluía a condição de não cobrir as orelhas, abranger a parte de trás da cabeça e demonstrar filiação a uma instituição religiosa.
De acordo com o governo, embora a Secretaria Nacional de Trânsito já tenha expressado a intenção de alterar as regras para permitir fotografias nesses termos, as normas atuais da carteira de motorista ainda proíbem essa prática.
📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real.
Em contrapartida, as fotos da Carteira de Identidade Nacional e do Passaporte agora aceitam roupas religiosas, desde que o rosto da pessoa esteja claramente visível.
Segundo a AGU, a proposta de permitir trajes religiosos na foto da carteira de motorista visa conciliar a liberdade religiosa com a segurança pública.