7 de maio de 2024 21:09

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Fila zero: serviço de Hemodinâmica do HGP chega à marca de 20 mil atendimentos

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Fila zero: serviço de Hemodinâmica do HGP chega à marca de 20 mil atendimentos

O serviço de Hemodinâmica do Hospital Geral de Palmas alcançou a marca de 20 mil procedimentos em quase doze anos de existência. O serviço mantém fila zero de pacientes aguardando por procedimentos desde 2018. Somente em 2022, foram realizados 2.011 procedimentos de urgência, emergência e eletivos.

 A marca dos 20 mil atendimentos foi alcançada com o atendimento de uma paciente de 67 anos, Zuleidy Amaral, moradora de Palmas, que fez uma arteriografia do membro superior. O exame realizado pela paciente é de diagnóstico que tem como finalidade principal identificar diversos problemas ou doenças arteriais, inclusive, obstruções nos vasos sanguíneos que irrigam os membros inferiores e orientar as próximas condutas médicas. “Eu passei pelo procedimento na sexta-feira lá na hemodinâmica e agora estou no leito aguardando a conclusão dos meus exames para fazer uma cirurgia vascular”.

Segundo a Secretaria de Estado do Tocantins, de janeiro a agosto deste ano, já foram realizados 1.285 procedimentos, dentre eles angioplastias cardíacas, cateterismos, colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE), dilatação esofágica, arteriografia cerebral, estudos eletrofisiológico, implante de marca-passo provisório, marca-passo definitivo, trocas de gerador, desfibriladores implantáveis (CDI), angioplastias endovascular, arteriografia endovascular, embolização vascular e cerebral, CDL/ permicath e implante de filtro de veia cava inferior (FVC).

Conforme o médico cardiologista intervencionista, Andrés Sánchez, os pacientes ambulatoriais conseguem agendar rapidamente os procedimentos por termos fila zero no Serviço de Hemodinâmica do HGP. “O procedimento de número 15 mil foi eu que realizei em maio de 2021, ou seja, em praticamente dois anos foram cinco mil procedimentos. Isso demonstra o trabalho de toda uma equipe altamente qualificada, focando na qualidade da prestação do serviço ao paciente”, afirma.

 A coordenadora de enfermagem da Hemodinâmica, Silvana Braga, explica que os procedimentos mais realizados, este ano, no serviço são os de cateterismo (642) e angioplastia cardíaca (255). “Nós celebramos o sucesso e a agilidade no atendimento prestado à população e ainda temos uma expectativa de aumentar os atendimentos ainda mais, quando ocorrer a instalação da nova máquina”.

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