28 de abril de 2024 15:10

Cotidiano em destaque

FENÔMENO ESPECIAL: Foto do céu de Palmas registra o raro alinhamento de quatro planetas

Publicado em

FENÔMENO ESPECIAL: Foto do céu de Palmas registra o raro alinhamento de quatro planetas
Foto mostra aproximação de planetas vista do céu de Palmas — Foto: Divulgação/Jocyelma Santana

E quem levantou cedo em Palmas há alguns dias foi privilegiado com uma programação especial: a aproximação de quatro planetas Júpiter, Vênus, Marte e Saturno, que estão em processo de alinhamento. A ocasião é considerada raridade e pode ser vista diretamente do céu da Capital a olho nu, sem qualquer equipamento.

A imagem acima foi registrada pela jornalista Jocyema Santana, por volta das 5h30 desta terça-feira (26), quando a profissional chegava para trabalhar na sede da TV Anhanguera, na capital. A foto foi tirada com celular.

“Acho muito curioso esse alinhamento dos planetas, no sentido da beleza visual dos corpos celestiais. Mas eu não tenho conhecimento técnico, nem científico, vou mesmo pela beleza plástica de apreciar a paisagem no céu. Para mim, é mais uma confirmação de que há um criador que arquitetou tudo isso, toda essa harmonia do universo e permite que esses fenômenos sejam registrados”.

Leia Também:   Vereador Rubens Uchôa tem PL sancionado e o 'Dia Municipal do Guia Turístico em Palmas' entra em vigor

O céu com cor em tom alaranjado serviu de cenário para a bela foto, que mostra os dois planetas Júpiter e Vênus abaixo da lua e os outros dois, acima do satélite natural da Terra.

O professor de física do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Francisco Romero Araújo Nogueira, explicou que o fenômeno acontece porque os planetas dão a volta completa em torno do sol em períodos diferentes.

“Quanto mais próximo do Sol, menor o período do planeta. Mercúrio, por exemplo, completa uma volta em torno do Sol em pouco menos de 88 dias. Já Plutão, o planeta anão, e o mais distante do Sol, leva quase 248 anos para completar um ciclo. Essa diferença de velocidade faz com que os planetas, cada um em sua órbita, “ultrapassem” uns aos outros. Essa “ultrapassagem” é o alinhamento dos planetas. Isso é observado quando dois ou mais planetas estão próximos, no céu”, explicou.

Leia Também:   Lei que pode banir TikTok dos Estados Unidos é sancionada por Biden

Uma imagem capturada pelo software Stellarium simulou a posição dos astros às 5h34 desta terça-feira e se mostra semelhante com a foto capturada pela jornalista.

O alinhamento pode ser visto durante a madrugada. Para quem ama um espetáculo como esse, vale a pena acordar cedo para observar.

De acordo com doutor em química, professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Adão Lincon Bezerra Montel, alinhamentos planetários são relativamente frequentes, mas este é raro.

“Este em especial é mais raro por reunir um número muito grande de planetas. Os alinhamentos planetários mais comuns envolvem dois planetas. O melhor horário para observar é pouco antes do nascer do Sol, mais ou menos a partir das 05h da manhã, antes das luzes do alvorecer ofuscarem o brilho dos planetas”, disse.
E tem outra notícia boa: dá para observar sem auxílio de instrumentos. “Mas com um binóculo, a experiência pode se tornar mais completa já que o brilho se torna mais pronunciado”, argumenta o professor Adão.

Se você não quer perder esse espetáculo, precisa se apressar. O alinhamento ficará visível até o início de maio. Depois disso, só em 2040, prevê os especialistas.

“O último do mesmo tipo ocorreu em 2002. Terão outros alinhamentos, mas este especificamente, só em 2040. Depois, só em 2854”, concluiu Adão.

Fonte: Por Jesana de Jesus, g1 Tocantins

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana