A Guarda Metropolitana de Palmas, que completa aniversário nesta quarta-feira, 09, está há 29 anos cuidando da população palmense e entre os seus mais de 200 integrantes, existe um patrulheiro que chama atenção pelo seu carisma e amor à Corporação. Rogério Oliveira Rocha, mais conhecido como ‘Ferinha’, de 49 anos, atua na GMP desde 1993, bem no começinho de tudo. Casado e pai de um casal de filhos, uma advogada e outro engenheiro, o ‘Comandante Ferinha’ é a figura que o Jornal Sou de Palmas escolheu para contar um pouco de sua história, já que vivenciou diversas situações no exercício de suas atividades, aqui na Capital.
- Publicidades -
Ferinha atua na Guarda Metropolitana de Palmas há 29 anos, sempre trabalhando em prol da segurança da população palmense, mas com o destaque de estar sempre buscando a aproximação da GMP com a sociedade . Ao Jornal Sou de Palmas, o patrulheiro fala um pouco da sua trajetória na Guarda, de 1993 até o ano de 2022:
”Todo começo tem dificuldades, ingressei na GMP em 1993, naquela época havia muitas dificuldades, um salário muito difícil, muito pequeno, começamos a trabalhar nas madrugadas de Palmas em um carro Fiat Uno, a comida também não era tão agradável”, disse Ferinha.
PROJETO GUARDA QUARTEIRÃO EM PALMAS
FERINHA: O projeto “Guarda Quarteirão” foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Metropolitana, e teve como missão coibir ações de vandalismo e outras possíveis infrações, como furtos e roubos, além de dá suporte operacional ao Programa “Crack, é possível vencer”, uma iniciativa do Governo Federal. Infelizmente, o Projeto foi suspenso, mas seria de grande valia para a população o seu retorno.
SUCESSO NO GUARDA QUARTEIRÃO
”Quando comandei o Guarda Quarteirão aqui em Palmas, tivemos um sucesso enorme, de recuperações de mais de 57 motocicletas, 48 veículos, 46 armas de fogos, diversas abordagens, praças limpas. Éramos operacionais, integrais e sociais, uma operação forte com a sociedade, dando bastante segurança e com muito respeito com a população”, comentou Ferinha.
FATO EMOCIONANTE EM 29 ANOS DE GMP
”Um fato bastante emocionante, foi quando eu comandava a Guarda Quarteirão, onde eu juntamente com um grupo fechado comigo e desempenhamos um grande trabalho para a sociedade palmense, que ficou na história até hoje. Por questões políticas, eu acabei entregando o Projeto, que, na ocasião, a entrega foi no Resolve Palmas Sul e quando eu tirei a boina e o braçal, todos os componentes tiraram também e colocaram em cima de uma mesa, isso me emocionou muito porque juntos somos mais fortes”, disse o guarda emocionado.
Ferinha também destaca que um fato emocionante que não sai de sua cabeça foi quando ele e alguns parceiros saiam de Palmas com destino à Brasília em busca de melhorias para GMP: ”Fomos em Brasília por várias vezes atrás dos nossos direitos, com muitas dificuldades, batendo de gabinete em gabinete de Deputados, Senadores, para que fosse aprovado a nossa Lei, para melhorar a nossa atuação aqui na Capital”.
O FUTURO DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS
O guarda fala sobre suas expectativas do futuro da GMP para os próximos anos: ”Já estou perto de me aposentar e com a sensação de dever cumprido de tudo que já passei, de momentos difíceis, mas com a esperança de ver essa guarda forte, esperança de um dia melhor e esse dia para mim chegou, me sinto honrado em fazer parte da história e da criação da GMP”.
”Como já temos nossa Lei definida e como já fazemos parte da Segurança Pública, espero cada dia melhorias na atuação e que a prefeita ou prefeito que estiver à frente, possa investir mais e mais em nossa gloriosa Guarda Metropolitana”, ressaltou o homem.
Ferinha também fala da esperança de um futuro concurso público da Guarda Metropolitana em Palmas, para que possa reforçar ainda mais a corporação e principalmente a segurança dos palmenses: ”Espero que daqui para frente as coisas venham melhorar, que daqui uns dias possa surgir um concurso para reforçar o pelotão, para atender a nossa sociedade, porque são para eles que trabalhamos, por suas seguranças”.
AGRADECIMENTOS
”Eu quero falar pra sociedade palmense, que foi muito gratificante fazer parte desta instituição tão séria que a GMP, fazer parte dela e atender a população da nossa Capital, como fizemos e ainda estamos fazendo”, finalizou Ferinha.