24 de abril de 2024 05:19

Cotidiano em destaque

Especial aniversário da GMP: O Jornal Sou de Palmas entrevista o ‘Comandante Ferinha’, que fala da sua trajetória na Corporação

Publicado em

Especial aniversário da GMP: O Jornal Sou de Palmas entrevista o 'Comandante Ferinha', que fala da sua trajetória na Corporação
Rogério Oliveira Rocha, mais conhecido como 'Ferinha' - Foto: Divulgação

A Guarda Metropolitana de Palmas, que completa aniversário nesta quarta-feira, 09, está há 29 anos cuidando da população palmense e entre os seus mais de 200 integrantes, existe um patrulheiro que chama atenção pelo seu carisma e amor à Corporação. Rogério Oliveira Rocha, mais conhecido como ‘Ferinha’, de 49 anos, atua na GMP desde 1993, bem no começinho de tudo. Casado e pai de um casal de filhos, uma advogada e outro engenheiro, o ‘Comandante Ferinha’ é a figura que o Jornal Sou de Palmas escolheu para contar um pouco de sua história, já que vivenciou diversas situações no exercício de suas atividades, aqui na Capital.

Ferinha atua na Guarda Metropolitana de Palmas há 29 anos, sempre trabalhando em prol da segurança da população palmense, mas com o destaque de estar sempre buscando a aproximação da GMP com a sociedade . Ao Jornal Sou de Palmas, o patrulheiro fala um pouco da sua trajetória na Guarda, de 1993 até o ano de 2022:

Todo começo tem dificuldades, ingressei na GMP em 1993, naquela época havia muitas dificuldades, um salário muito difícil, muito pequeno, começamos a trabalhar nas madrugadas de Palmas em um carro Fiat Uno, a comida também não era tão agradável”, disse Ferinha.

Leia Também:   Aposta de Porto Nacional acerta cinco números da Mega-Sena e ganha mais de R$ 40 mil

PROJETO GUARDA QUARTEIRÃO EM PALMAS

FERINHA: O projeto “Guarda Quarteirão” foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, por meio da Guarda Metropolitana, e teve como missão coibir ações de vandalismo e outras possíveis infrações, como furtos e roubos, além de dá suporte operacional ao Programa “Crack, é possível vencer”, uma iniciativa do Governo Federal. Infelizmente, o Projeto foi suspenso, mas seria de grande valia para a população o seu retorno.

Especial aniversário da GMP: O Jornal Sou de Palmas entrevista o 'Comandante Ferinha', que fala da sua trajetória na Corporação

Foto: Divulgação

SUCESSO NO GUARDA QUARTEIRÃO

Quando comandei o Guarda Quarteirão aqui em Palmas, tivemos um sucesso enorme, de recuperações de mais de 57 motocicletas, 48 veículos, 46 armas de fogos, diversas abordagens, praças limpas. Éramos operacionais, integrais e sociais, uma operação forte com a sociedade, dando bastante segurança e com muito respeito com a população”, comentou Ferinha.

FATO EMOCIONANTE EM 29 ANOS DE GMP

Um fato bastante emocionante, foi quando eu comandava a Guarda Quarteirão, onde eu juntamente com um grupo fechado comigo e desempenhamos um grande trabalho para a sociedade palmense, que ficou na história até hoje. Por questões políticas, eu acabei entregando o Projeto, que, na ocasião, a entrega foi no Resolve Palmas Sul e quando eu tirei a boina e o braçal, todos os componentes tiraram também e colocaram em cima de uma mesa, isso me emocionou muito porque juntos somos mais fortes”, disse o guarda emocionado.

Ferinha também destaca que um fato emocionante que não sai de sua cabeça foi quando ele e alguns parceiros saiam de Palmas com destino à Brasília em busca de melhorias para GMP: ”Fomos em Brasília por várias vezes atrás dos nossos direitos, com muitas dificuldades, batendo de gabinete em gabinete de Deputados, Senadores, para que fosse aprovado a nossa Lei, para melhorar a nossa atuação aqui na Capital”.

O FUTURO DA GUARDA METROPOLITANA DE PALMAS

O guarda fala sobre suas expectativas do futuro da GMP para os próximos anos: ”Já estou perto de me aposentar e com a sensação de dever cumprido de tudo que já passei, de momentos difíceis, mas com a esperança de ver essa guarda forte, esperança de um dia melhor e esse dia para mim chegou, me sinto honrado em fazer parte da história e da criação da GMP”.

Leia Também:   O caso das pedras de vesícula de boi: por que elas são consideradas mais valiosas do que ouro?

Como já temos nossa Lei definida e como já fazemos parte da Segurança Pública, espero cada dia melhorias na atuação e que a prefeita ou prefeito que estiver à frente, possa investir mais e mais em nossa gloriosa Guarda Metropolitana”, ressaltou o homem.

Ferinha também fala da esperança de um futuro concurso público da Guarda Metropolitana em Palmas, para que possa reforçar ainda mais a corporação e principalmente a segurança dos palmenses: ”Espero que daqui para frente as coisas venham melhorar, que daqui uns dias possa surgir um concurso para reforçar o pelotão, para atender a nossa sociedade, porque são para eles que trabalhamos, por suas seguranças”.

Especial aniversário da GMP: O Jornal Sou de Palmas entrevista o 'Comandante Ferinha', que fala da sua trajetória na Corporação

Foto: Divulgação

AGRADECIMENTOS

Eu quero falar pra sociedade palmense, que foi muito gratificante fazer parte desta instituição tão séria que a GMP, fazer parte dela e atender a população da nossa Capital, como fizemos e ainda estamos fazendo”, finalizou Ferinha.

Deixe o seu Comentário

Anúncio


Mais Vistos da Semana