O presidente do Serviço Geológico do Brasil – SGB, Inácio Melo, esteve em Palmas, na tarde desta quinta-feira (8), para a sua primeira visita ao Tocantins. Na ocasião, ele se reuniu com a presidente da Companhia de Mineração do Tocantins – Mineratins, Dra. Lina Ester Ribeiro, e outros representantes da companhia, para conhecer os projetos em andamento e discutir novas parcerias. Entre os projetos apresentados por Dra. Lina, estavam o Estudo Geoeconômico do Tocantins e a pesquisa sobre as rochas carbonáticas do estado, ambos em colaboração com o SGB.
No encontro, Inácio também participou do podcast Minera Tocantins, onde respondeu a perguntas sobre a mineração no estado e as ações que estão sendo planejadas. Durante a entrevista, Dra. Lina Ester Ribeiro questionou o presidente sobre um compromisso firmado com a Mineratins na Exposibram de 2024, realizada em Belo Horizonte, quando o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Francisco Valdir, anunciou a realização de 100 mil quilômetros de levantamentos aerogeofísicos no estado.
Dra. Lina questionou: “Na Exposibram, do ano passado, nós estivemos lá com o Francisco Valdir, que nos prometeu um investimento que chegaria a 100 mil quilômetros de geofísica, e esse trabalho grande no Brasil teria início no Tocantins. A Mineratins ficou muito satisfeita em ouvir essa promessa, porque sabemos que o maior gargalo da mineração é conhecer o que existe no subsolo. Tu confirmas esse número para gente e essa disposição de ajudar o estado do Tocantins? ”.
Em sua resposta, Inácio Melo confirmou a realização do levantamento e, além disso, revelou que a quantidade de quilômetros a ser realizada será ainda maior do que o inicialmente anunciado. “O diretor Valdir foi muito feliz quando colocou isso para a senhora, nós já havíamos conversado e de fato é isso que faremos, ele só errou uma coisa, o que ele falou de quilômetros que faremos aqui será maior, não será só essa quantidade, será mais porque entendemos a potencialidade que esse estado tem”.
Confira a entrevista neste link (https://www.instagram.com/reel/DJcQ7aTuwS0/?igsh=MTEzamg4ZHc1Z3BmNw%3D%3D
)
O que são os levantamentos aerogeofísicos?
Os levantamentos aerogeofísicos são realizados por meio de aeronaves equipadas com sensores especializados, que captam dados sobre o subsolo de grandes áreas. Essas informações ajudam a identificar a presença de depósitos minerais, feições estruturais e até riscos ambientais. São fundamentais para direcionar investimentos em mineração e promover pesquisa científica, além de beneficiar diretamente a sociedade ao facilitar a exploração responsável dos recursos minerais
Tem algo para contar? 🚨 Sua história pode virar notícia! Fale com a nossa redação pelo WhatsApp (63) 9 9274-5503 ou envie um e-mail para [email protected]