“Uma oportunidade ao preso para se reintegrar à sociedade como um profissional. Eu me sinto muito valorizado”, palavras do custodiado F.B., há 10 anos em situação privativa de liberdade, que veio esperançoso da unidade penal do município de Colméia para ingressar na nova turma do Curso de Restauração Automotiva, iniciado na manhã desta terça-feira, 13, na Unidade Penal de Barra da Grota em Araguaína pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
- Publicidades -
O Curso de Reparação de Automóveis funcionará por meio de ações de ensino do tipo Monitoria PPL, no qual a pessoa privada de liberdade repassa seu conhecimento aos demais, este conta com o apoio material da empresa cogestora New life, terá 200 horas/aula e dará direito à certificação, além da remição da pena pelo estudo.
Constam na turma 10 presos das unidades penais de Araguaína, Guaraí, Palmas, Colmeia, Augustinópolis, Barrolândia e Paraíso do Tocantins. O custodiado selecionado para ser o Monitor PPL, ou seja, professor da turma, V.C.P., falou sobre sua alegria em ajudar os demais colegas. “Estou muito satisfeito de poder ensinar para os meus colegas tudo o que eu já aprendi nesta área e garanto que com atenção todos irão aprender”, avaliza. O chefe da unidade, Paulo Freitas, considera que os cursos do Programa Novo Tempo têm se mostrado um diferencial por implementar projetos que realmente mudam a vida das pessoas. “Temos vivido um tempo de mudança, são muitos os presos que têm interesse em participar destes projetos. Sendo assim, temos feito parcerias a fim de garantir a participação do maior número possível de alunos. Como neste, que tem o objetivo formar novos profissionais aptos à manutenção de conjuntos e componentes não estruturais e estruturais de carroceria automotiva, além de matérias transversais como segurança e empreendedorismo”, salienta.
Programa Novo Tempo
Para o Secretário da Pasta, Heber Fidelis, a abertura de mais um curso irá atuar diretamente no retorno social com produtividade da pessoa apenada. “O Programa Novo Tempo tem se mostrado um grande avanço, pois amplia as chances de uma reinserção social ao mercado de trabalho, por meio da qualificação profissional”, garante. O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional da Seciju, Orleanes Alves, afirma que a multiplicação dos projetos nas unidades penais do Tocantins é uma solicitação do Governador do Estado, acatada por toda a estrutura penal. “O chefe da Pasta, Heber Fidelis, foi demandado por nosso governador, Mauro Carlesse, a aumentar o acesso à educação e à profissionalização dentro do Sistema Penal. Diante disso, todos os chefes de unidades estão empenhados em fazer o Programa Novo Tempo crescer segundo a expertise local, como podemos perceber hoje, neste evento”, diz.
Educação, profissionalização e requalificação
Segundo a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso da Seciju, Renata Duarte, o direito à educação é previsto na Lei de Execução Penal e é uma base da reinserção social efetiva. “O ensino visa à educação, profissionalização e requalificação profissional, além de permitir a remição da pena da pessoa em situação de privação de liberdade no Brasil. E a educação é um dos objetivos da nossa gerência, que foi abraçada por todos os gestores e suas equipes. E é por isso que tem dado tão certo”, afirma.
Participaram do evento representantes da Polícia Militar, equipe da Central de Monitoramento da Seciju e representantes do Projeto Universal nos Presídios.