Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que o Tocantins foi o único estado do país a apresentar queda no número de eleitores. O eleitorado caiu de caiu 0,17% em relação ao ano de 2016, passando de 1.037.063 para 1.035.289 neste ano. As eleições de 2020 serão realizadas no dia 15 de novembro.
- Publicidades -
Até pouco tempo havia incerteza sobre a votação por causa da pandemia de coronavírus. Uma nova data foi escolhida e haverá mudanças no processo eleitoral. Para alguns eleitores, a atitude dos políticos também precisa mudar. “Tem que ter eleição só que os políticos têm que ser mais ativos e cumprir o que prometem”, disse a empreendedora Iara Maria Pereira.
Neste ano os eleitores do país vão escolher os próximos prefeitos e vereadores. O calendário eleitoral precisou ser alterado por causa da pandemia e com isso as convenções serão realizadas entre 31 de agosto 16 de setembro.
Outra mudança é em relação ao número máximo de candidatos por cada partido. Em Palmas, por exemplo, onde há 19 vagas na Câmara de Vereadores, os partidos poderão ter até 18 candidatos na disputa.
O advogado Marcelo Cordeiro, especialista em direito eleitoral, afirma que as mudanças vão fortalecer os partidos, pois não existem mais as coligações que ajudavam a definir os vereadores eleitos.
“Cada partido deverá eleger seus próprios vereadores. Ou seja, quando o eleitor vota em um candidato de um determinado partido, aquele voto que ele deu aproveitará somente para aquele candidato daquele partido, não aproveitará para a coligação”, comentou.
O protocolo de saúde que será adotado no dia da votação ainda está sendo definido pela Justiça Eleitoral. No caso das convenções, os encontros só poderão ser feitos de forma online.