O Parque Estadual do Cantão (PEC), gerido pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), completa, nesta sexta-feira (14), 25 anos de sua criação. Considerada uma das unidades mais importantes da Amazônia brasileira, o PEC foi a primeira unidade de conservação de proteção integral criada no Tocantins, por meio da Lei Estadual nº 996 de 14 de julho de 1998.
- Publicidades -
Unidade de Conservação (UC) que agrega espécies do bioma Cerrado e Amazônico, o Parque Estadual do Cantão protege em sua área de 90 mil hectares de extensão, 325 espécies de aves; 299 espécies de peixes; além da maior população descoberta de boto no Araguaia de nome científico Inia araguaiensis; da maior população de ariranhas; onças-pintadas; jacaré-açu; harpias; entre outros animais.
Nestes 25 anos dedicados à proteção integral dessa UC, detentora de uma rica biodiversidade, o vice-presidente do Naturatins, José Aníbal Lamattina, reforça a satisfação em contribuir com a sua preservação. “O Parque agrega uma ampla riqueza biológica, além de espécies ameaçadas de extinção. Para nós é motivo de orgulho fazer parte de uma gestão, juntamente com o governador Wanderlei Barbosa, motivada e empenhada em desenvolver ações que prezam pelo desenvolvimento socioeconômico, aliado à sustentabilidade dos recursos naturais do nosso Estado”, destacou.
Sobre o PEC
O Parque do Cantão encontra-se na região centro-oeste do Estado do Tocantins, a 250 quilômetros de Palmas, capital do Estado, via TO-080, abrangendo os municípios de Caseara e Pium. Está situado ao norte da Ilha do Bananal, grande planície aluvial, limite com o Parque Nacional do Araguaia, formando assim um conjunto de unidades de conservação com mais de 700.000 hectares.