Absorventes gratuitos estão sendo distribuídos para pessoas em situação vulnerabilidade em todo o país desde janeiro. O acesso é via Farmácia Popular, presente em 171 estabelecimentos de 60 cidades do Tocantins. A iniciativa é do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo. Para explicar melhor a ação, foi lançada a cartilha “Programa Dignidade Menstrual – um ciclo de respeito”, disponível no portal do Ministério da Saúde. Confira detalhes e como acessar.
- Publicidades -
Oferta direcionada a estudantes de baixa renda, pessoas em situação de rua, vulnerabilidade extrema e população carcerária. O programa inclui estratégias de conscientização e qualificação técnica, iniciadas em 2023, abordando temas como menarca, prevenção e combate a estigmas.
Quem pode participar?
Pessoas de 10 a 49 anos inscritas no Cadastro Único. É necessário estar em vulnerabilidade social extrema, ser estudante da rede pública de baixa renda ou estar em situação de rua.
O que é necessário para retirar?
Autorização do app Meu SUS digital, documento de identidade e CPF.
Em caso de dificuldades de acesso, recorra à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima ou utilize outros canais como Disque Saúde 136, CRAS, CREAS, escolas públicas, Centros POP e estabelecimentos públicos.
Confira o número de farmácias credenciadas por município
📲 Sigas as redes sociais do Jornal Sou de Palmas no Instagram, X (Twitter) e Facebook.
🔔 Receba no WhatsApp as notícias do JSP em tempo real
Envie sugestões de pauta ou denúncia para o WhatsApp do Jornal Sou de Palmas: (63) 992237820