17 de maio de 2024 08:32

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Dia do Consumidor: Saiba quais são as 10 empresas que mais recebem reclamações de clientes no Tocantins

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Dia do Consumidor: Saiba quais são as 10 empresas que mais recebem reclamações de clientes no Tocantins
Divulgação

O Dia do Consumidor, data que reafirma a importância dos clientes para o comércio, é anualmente comemorado no dia 15 de março. Neste dia especial, internautas levantaram uma questão relevante sobre o tema: se o consumidor é a base de toda e qualquer empresa ou estabelecimento, por que o descaso e a má prestação de serviços ao freguês é tão recorrente no Tocantins?

Ao Jornal Sou de Palmas, o Procon Tocantins, órgão público que atua primordialmente na proteção e defesa dos direitos dos consumidores, informou que neste primeiro trimestre do ano mais de 5,5 mil atendimentos já foram realizados no estado.

Recentemente, em Palmas, um cliente insatisfeito viralizou nas redes sociais após se revoltar com uma empresa e tomar uma atitude extrema: jogar o produto adquirido, uma geladeira, na porta da loja. Ações radicais como esta são incomuns, mas as reclamações de atendimentos são algo que já fazem parte do cotidiano dos tocantinenses.

De acordo com o Procon TO, as 10 empresas que mais possuem reclamações no estado, atualmente, já são bem conhecidas pela população. São elas: Brasil Telecom Celular, com 444 denúncias, Claro, com 304, e a distribuidora de energia elétrica, Energisa, com 244 reivindições. Confira lista completa abaixo:

Empresa/quantidade de reclamações

  • 14 BRASIL TELECOM CELULAR S/A 444
  • CLARO S/A 304
  • ENERGISA TOCANTINS DISTRIBUIDORA DE ENERGIA S/A 244
  • COMPANHIA DE SANEAMENTO DO TOCANTINS 219
  • SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA 129
  • BANCO BRADESCO S/A 120
  • BRASIL TELECOM S/A 116
  • TELEFÔNICA BRASIL S.A. (MATRIZ) 106
  • BANCO PAN S.A 97
  • CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 95

Quando procurar o Procon Tocantins

Cobrança indevida, que é a cobrança de valores não contratados ou acima do especificado em contrato, descumprimento da oferta, dificuldade para trocar produtos, problemas em compras on-line, cláusulas abusivas em contratos, entre outros, são alguns dos exemplos de reclamações remetidas por consumidores ao Procon Tocantins.

Para ser atendido, o consumidor deve agendar caso tenha interesse do atendimento presencial, no site www.to.gov.br/procon , preencher todos os dados solicitados, como CPF e data de nascimento. Outra alternativa disponibilizada pelo órgão é já abrir uma reclamação on-line.

Denúncia

Produtos com a validade vencida, ausência de precificação e propaganda enganosa são alguns dos motivos que o consumidor pode acionar o setor de fiscalização do Procon Tocantins. Bares, restaurantes, postos de combustíveis, supermercados e lojas são exemplos de estabelecimentos comerciais que podem receber a visita dos fiscais.

Para formalizar a denúncia, o consumidor deve ligar no Disque Denúncia 151, ou enviar mensagem o Whats Denúcia (63) 99216-6840. Além desses canais, o consumidor pode também formalizar denúncias pelo site www.to.gov.br/procon.

Unidades de atendimento

O Procon Tocantins conta com 11 Núcleos Regionais de Atendimento, no município de Palmas, onde está localizada a Superintendência (3218-6966) e o núcleo de Taquaralto (3218-6980), além de Araguaína (3414-8333), Araguatins (3474-2600), Colinas do Tocantins (3476-5150), Dianópolis (3692-1745), Guaraí (3464-4577), Gurupi (3312-2600), Paraíso do Tocantins (3361-7604), Porto Nacional (3363-5918) e Tocantinópolis (3471-3434).

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